fbpx
Início > Lula se solidariza com vítimas de terremoto na Turquia e Síria

Lula se solidariza com vítimas de terremoto na Turquia e Síria


Mais de 1,7 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas, segundo os dados preliminares


Os dados preliminares apontam para mais de 1,7 ,mil pessoas mortas no Terremoto de elevada magnitude na Turquia e na Síria | Imagem: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos que atingiram a região central da Turquia e o noroeste da Síria, nesta segunda-feira (6). Mais de 1,7 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas com os tremores, que derrubaram prédios e causaram mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra.

Presidente Lula no Twitter

“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.

O terremoto alcançou 7,8 na escala Richter e derrubou muitos prédios com as pessoas ainda dormindo, já que o sismo ocorreu de madrugada | Vídeo: Reprodução/YuTube

Terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, que atingiu na madrugada desta segunda-feira o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria, deixou mais de 1.700 mortos e milhares de feridos, segundo as informações preliminares. O abalo ocorreu às 4h17 (horário local) e seu epicentro foi na cidade de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, segundo o serviço turco de emergências Afad, embora o observatório sísmico de Kandilli garante que a área central foi na cidade de Sofalici, na província de Gaziantep, 40 quilômetros mais ao sul. O terremoto também foi sentido no Líbano e no Chipre.

Prédios foram derrubados em uma ampla área de centenas de quilômetros, desde o norte da Síria, em cidades como Aleppo, até o sudeste da Turquia, onde foi afetada a maior cidade da região, Diyarbakir. Equipes de regaste buscam por sobreviventes nos escombros. nO presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que 912 pessoas morreram, 5.383 ficaram feridas e 2.818 prédios desabaram. Erdogan afirmou que não poderia prever quanto o número de mortos aumentaria à medida que os esforços de busca e resgate continuassem. Segundo Erdogan, 45 países se ofereceram para ajudar nos esforços de busca e resgate.

Na Síria, já devastada por mais de 11 anos de guerra civil, o Ministério da Saúde informou que mais de 326 pessoas morreram e 1.042 ficaram feridas. No noroeste controlado pelos rebeldes sírios, as equipes de resgate afirmaram que 147 pessoas morreram. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros e relatou uma série de terremotos, um de magnitude 6.7. A região atravessa falhas sísmicas.