Aconteceu na noite desta última quinta-feira (23), na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus da Ufes de Goiabeiras, em Vitória (ES), o debate “Escola Sem Partido: ideologia reacionária disfarçada de neutralidade”. O debatedor foi o professor Valter Martins Giovedi, do Centro de Educação (CE) da Ufes. A mediação foi de Zoraide Barboza, docente da rede municipal de Vitória e diretora fundadora do movimento Professoras(es) Associadas(os) Pela Democracia em Vitória (PAD-VIX). O evento foi aberto pela presidenta da Adufes. Junia Zaidan.
Valter Martins Giovedi elencou diversos argumentos de desconstrução das bases do projeto Escola Sem Partido que tramita na Câmara Municipal de Vitória (CMV), apresentando uma cópia “dos inúmeros projetos semelhantes que setores reacionários da sociedade tentam emplacar em diversos Estados e municípios contendo propostas flagrantemente inconstitucionais que, caso aprovadas, permitiriam ataques à dignidade humana e aos avanços civilizatórios do estado brasileiro dentro das escolas, censurando professoras/es e criminalizando a natureza da Educação”, segundo relato da Adufes.
O vereador André Moreira, cujo mandato é organizador do debate em parceria com o movimento Escolas Pela Democracia e o PAD-VIX, também compõe a mesa, assim como a vereadora Karla Coser. Não foi notada a presença, no evento, do professor da rede pública municipal de Vitória e vereador recém empossado, Vinicius Simões (Cidadania). Também não havia a presença de representantes do Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). O projeto de lei que pretende reduzir a liberdade de cátedra dos professores de Vitória será discutido no dia 13 de março.