A cadela farejadora capixaba Case foi essencial na operação em socorro às vítimas do terremoto na Turquia, ao indicar os locais onde as vítimas foram encontrados
Os seis bombeiros militares e a cadela farejadora Case, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), retornaram da missão humanitária na Turquia na tarde deste último sábado (25). Eles, juntamente com outros 22 de São Paulo e seis de Minas Gerais, que foram à Turquia para socorrer às vítimas do terremoto do dia 6 último, voltaram dentro do prazo estabelecido pela autorização de permanência da delegação brasileira, que foi este 25 de fevereiro.
Um total de 89 países, incluindo o Brasil, enviaram equipes para auxiliar os socorristas turcos nas buscas pelos sobreviventes, enterrados sob os escombros dos prédios que desabaram diante de um sismo de 7,8 na escala Richter e que atingiu a Turquia e a Síria. Os seis militares e a cadela Case foram recebidos em ato realizado no pátio da corporação, em Vitória (ES).
Segundo nota distribuída à imprensa pelo CBMES, durante os 18 dias de missão, foram realizadas 46 operações de busca e salvamento, sendo encontradas 12 vítimas fatais no total. Os militares capixabas participaram ativamente de várias operações, encontrando cinco vítimas fatais e um gato vivo, além da recuperação do corpo do socorrista da equipe do AKUT, socorristas locais. A cadela Case foi essencial na operação, indicando os pontos onde as vítimas foram encontrados, além de indicações de locais onde equipes de outros países atuaram.