fbpx
Início > Cariacica (ES) festeja, nesta segunda (17), o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água

Cariacica (ES) festeja, nesta segunda (17), o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água | Foto: Claudio Postay/PMC

Neste feriado de Nossa Senhora da Penha, comemorado nesta segunda-feira (17) em todo o Espírito Santo, ocorre entre 8h e 18h o tradicional Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D”Água, em Cariacica (ES). O evento, tradicional, é uma realização conjunta da Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC) e da Prefeitura de Cariacica. Os festejos acontecem no Campo do América, em Roda D’Água. A entrada é gratuita.

A concentração das bandas começa às 7 horas, na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Logo após, haverá um cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Penha, em direção ao Campo do América, onde será realizada uma missa congueira, por volta das 10 horas. O cortejo contará com a presença do João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica.

O evento também terá a presença de bandas de congo convidadas | Foto: Claudio Postay/PMC

Apresentações musicais

O carnaval também terá apresentações do grupo musical Ana Porfírio e Banda, Cia. Cumby, Grupo Moxuara e bandas de congo Mestre Tagibe, Santa Izabel, São Benedito de Boa Vista, São Benedito de Piranema, São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista.

A festa também vai contar com bandas de congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha.

Patrimônio cultural e imaterial, diz secretário

“O Carnaval de Congo de Máscara de Roda D’Água é patrimônio cultural imaterial de Cariacica. Daí o empenho da atual gestão em fomentar a cultura congueira de uma maneira ampla, mas, em especial, o Carnaval de Congo de Máscara, evento centenário que já virou uma tradição cariaciquense e capixaba”, disse o secretário de Cultura e Turismo Alvarito Mendes Filho.

“Dar visibilidade a essa tradição centenária que faz parte do contexto histórico-cultural do povo cariaciquense promove o sentimento de pertencimento da comunidade congueira. Esse é o maior legado da festividade”, afirma o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Jefferson de Azevedo Fernandes.

Na festa do congo haverá vários estandes com venda de alimentos para a população, oficina de confecção de máscaras do João Bananeira e da Associação dos Produtores de Artesanato de Cariacica (Aproac). Não será permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.

Mascarados

A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira, eles se juntam ao cortejo e brincam com o público.

Segundo relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros escravizados colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem dos festejos. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira que foi incorporada à tradição da festa.

Tradição secular

A tradição do congo em Roda D’Água é passada de pai para filho e se mantém viva até os dias atuais. Sua origem remonta há mais de 100 anos, de acordo com a memória dos mestres.

O congo de máscaras, que antes era só uma caminhada concentrada na comunidade, chamada de Carnaval de rua, atualmente recebe pessoas de vários lugares do Estado para acompanhar e conhecer o congo e o personagem folclórico João Bananeira.

Com o crescimento e reconhecimento da festividade, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água se transformou em uma das maiores comemorações populares do Espírito Santo.

Confira a programação oficial do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D”Água | Imagem: Divulgação

Programação:

7h – Concentração das bandas na Bica do Luiz

Bandas de Congo de Cariacica: Mestre Tagibe; Santa Izabel; São Benedito de Boa Vista; São Benedito de Piranema; São Sebastião de Taquaruçu e Unidos de Boa Vista.

Bandas de Congo convidadas: Apae de Campo Grande; Cultura e Congo de Bicanga e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, da Serra; Amores da Lua e Panela de Barro, de Vitória; Mestre Honório e o grupo de congo Madalena’s do Jucu, de Vila Velha.

10h10 – Missa Congueira no Campo do América, com Padre Carlos, da Paróquia do Bom Jesus, Comunidade Sagrada Família e participação das bandas de congo.

12h – Apresentação do grupo Ana Porfírio e Banda.

13h – Apresentação do grupo musical Cia. Cumby.

14h – Apresentação do grupo Moxuara.

15h10 – Encontro das bandas de congo

17h – Apresentação no palco dos mestres das bandas de congo de Cariacica.

18h – Encerramento oficial com a canção “Ave Maria” acompanhada por tambores de congo.

Serviço:

Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água

Quando: próxima segunda-feira, dia 17

Onde: Campo do América, Estrada de Roda D’Água, em Roda D’Água

Entrada gratuita