Evento é realizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) e tem apoio da SEDH
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), está realizando o II Fórum Estadual Permanente de Defesa da Pessoa Idosa. O evento tem como objetivo debater as ações de proteção e defesa para esta população, além de propiciar o diálogo entre os membros dos conselhos municipais.
“São momentos de troca, reflexão, aprendizagem e planejamento de ações, destinados ao público que os conselhos representam”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo.
A presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Marta Nunes do Nascimento, ressaltou que o evento cumpre a deliberação da 3ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, em que ficou acertada a realização do Fórum Permanente nas dez microrregiões administrativas do Espírito Santo.
“Os fóruns permanentes buscam oportunizar o exercício do controle social e o impulsionamento da política da pessoa idosa para além das plenárias dos conselhos”, explicou Marta Nunes do Nascimento.
Na programação desta última quarta-feira (26), foram realizados dois debates. Às 13 horas, foi debatido o tema “Violência Contra a Pessoa Idosa”, que teve a participação de Renilton Passos da Silva e Maraney Lopes Araújo, ambos da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, e Katia Maria Soares Mendes, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Serra.
Na sequência, às 15h30, o tema será “Cidades do Espírito Santo e Acessibilidade das Pessoas Idosas”. O diálogo sobre o tema contará com a participação de Augusta Isabel Scardua, do Conselho Estadual, e Luiz Fernando Gregório do Nascimento, da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
Programação desta quinta
Nesta quinta-feira (27), a programação contará com cinco temas de debate. Na sala um, o tema será “Pessoa Idosa em Situação de Rua” e contará com a participação do coordenador de Políticas de Pessoas em Situação de Rua, da SEDH, Eliando Rosa dos Reis, e Fabiana Nascimento Silva de Araújo, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
Na sala dois, o tema “Serviço de Acolhimento da Pessoa Idosa de Utilidade Pública” será conduzido pela presidenta do Conselho Estadual, Marta Nunes do Nascimento, e pela conselheira Monique Simões Cordeiro. Já na sala três, Liliana Pereira Coelho, do CEDDIPI, e Nadyson Alves de Oliveira, do Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV), da SEDH, conversam sobre “Violência Contra a Pessoa Idosa”.
Na sala quatro, a temática “Funcionamento dos Conselhos e Fundos Municipais da Pessoa Idosa” contará com a participação de Augusta Isabel Scardua e Adriana Nunes Oliveira Pinto, conselheiras do CEDDIPI.
Na sala cinco, o tema que será discutido pela médica Neidil Espíndola da Costa, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, será “Idadismo”, preconceito em relação à idade. O evento é dirigido aos componentes dos conselhos municipais.