A secretaria municipal de Saúde de Linhares (ES), através da Vigilância Sanitária daquele município, apreendeu em dois supermercados de Linhares, 40 quilos de derivados do leite, entre eles queijos do tipo minas, minas frescal, requeijão, queijo cozido, provolone e muçarela de búfala. Os produtos, segundo a Prefeitura de Linhares, eram oriundos de estabelecimentos irregulares, alguns sem registras no município, utilizando o carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) indevidamente.
A ação contou com a parceria do S.I.M, da Secretaria de Agricultura. Os estabelecimentos varejistas receberam auto de apreensão da mercadoria e os produtos foram recolhidos, inutilizados e encaminhados para descarte. Os proprietários dos supermercados foram orientados quanto a procedência dos produtos que adquirem para os seus consumidores.
A relação das agroindústrias registradas no município, produtores de derivados do queijo, produtos cárneos, mel e pescados está disponível no site da prefeitura, na aba Secretaria de Agricultura – Serviço de Inspeção Municipal. A população pode denunciar casos semelhantes pelo telefone (27) 3372 4098.