fbpx
Início > Ufes encerra nesta segunda (12) as inscrições para seminário internacional sobre doenças emergentes

Ufes encerra nesta segunda (12) as inscrições para seminário internacional sobre doenças emergentes

São consideradas doenças emergentes as enfermidades infecciosas novas ou identificadas recentemente, com grave impacto no ser humano | Imagem: Reprodução

O prazo de inscrições para pessoas interessadas em participar do I Seminário Internacional Abordagens, Oportunidades e Colaboração Internacional em Pesquisas sobre Doenças Emergentes, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) da Ufes, se encerra nesta segunda-feira (12). O evento, que ocorrerá na tarde do dia 22 de junho, será realizado no Auditório Rosa Maria Paranhos, do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, no campus de Maruípe, e a participação é gratuita mediante inscrição neste link.

São consideradas doenças emergentes as enfermidades infecciosas novas ou identificadas recentemente, com grave impacto no ser humano, e cuja incidência teve aumento recente ou previsão de aumento para o futuro próximo.

Pesquisadores estrangeiros

O seminário internacional é organizado pela professora do PPGDI Rachel Vicente, que conta que os pesquisadores estrangeiros cooperam em pesquisas da Ufes sobre dengue e vêm à Universidade para ministrar um workshop sobre bioinformática aplicada à saúde. “Aproveitamos a presença deles para fazer esse seminário, aberto a todos os estudantes e profissionais de saúde, que terá foco maior nas arboviroses, como dengue, chikungunya, zika, e febre amarela”, detalha a professora.

No evento, que será ministrado totalmente em inglês, serão tratados aspectos sobre arbovírus, flavivírus, dengue e febre amarela, e ainda sobre a cooperação internacional em relação a doenças infecciosas. A programação conta com a participação dos pesquisadores estrangeiros Kuan Rong Chan e Seng Geap Justin Ooi, da Duke-NUS Medical School (de Singapura), e Laura Rivino, da University of Bristol (do Reino Unido), ao lado dos professores da Ufes Crispim Cerutti Jr., Moisés Palaci e Maria José Pontes, além de Rachel Vicente.

O seminário tem financiamento do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes). Haverá emissão de certificados para os participantes.