fbpx
Início > Palestra na Ufes aborda ‘A origem do projeto arquitetônico em aço’

Palestra na Ufes aborda ‘A origem do projeto arquitetônico em aço’


O evento vai ocorrer nesta próxima quinta-feira (15) e as inscrições estão abertas


Palestra na Ufes aborda ‘A origem do projeto arquitetônico em aço’ | Imagem: Reprodução

O projeto de extensão O aço como matéria prima para a Construção Civil promove no dia 15 de junho uma palestra sobre o tema A origem do projeto arquitetônico em aço, que será ministrada pelo professor do Departamento de Arquitetura da Ufes Augusto Alvarenga. O evento será realizado das 18h15 às 20 horas, no Espaço Alper/Base 27, na Enseada do Suá, em Vitória.

A palestra é gratuita e dirigida a estudantes e profissionais da construção civil. Os interessados em participar podem se inscrever por meio deste link ou do QR Code disponível na imagem da divulgação do evento.

O objetivo é apresentar concepções de projetos utilizando aço, destacando as soluções possíveis, além de destacar interfaces com projeto estrutural e a integração do aço ao partido arquitetônico.

Programação do evento | Imagem: Ufes

Capacitação

O projeto de extensão é desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da Ufes em parceria com a ArcelorMittal e se destina ao fomento da utilização do aço em construções por meio de eventos de extensão, servindo como instrumento de capacitação complementar aos profissionais da área.

Segundo os coordenadores do projeto, houve um aumento significativo da utilização do aço na construção civil nas últimas décadas, o que se deve aos benefícios dos sistemas estruturais feitos deste metal. Entretanto, apesar de vantagens como liberdade e flexibilidade arquitetônica, redução do prazo de execução, precisão dimensional e alívio de cargas nas fundações, a construção em aço ainda tem baixa participação no PIB do segmento da construção civil.

“Tal fato está condicionado à tradicional cultura do concreto, à baixa remuneração da mão de obra operacional e ao seu reduzido estímulo nos cursos de engenharia e arquitetura”, afirma a coordenação do projeto.