fbpx
Início > Incaper divulga cartilha orientando como produzir mudas de café arábica com qualidade

Incaper divulga cartilha orientando como produzir mudas de café arábica com qualidade

Incaper divulga cartilha orientando como produzir mudas de café arábica com qualidade | Foto: Divulgação/Incaper

Diante da constatação de que os sistemas de produção de mudas de café no Espírito Santo ainda são feitos de forma rudimentar, com a necessidade de ser feita uma adequação de um modo de produção mais profissional, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou nesta última segunda-feira (19) uma cartilha sobre mudas de café arábica. O livreto com 30 páginas tem distribuição gratuita através da internet.

A cartilha “Café Arábica – Produção de Mudas por Sementes” foi elaborada por pesquisadores e extensionistas do Incaper e traz diversas orientações aos produtores rurais, desde os desafios encontrados na produção de mudas, do manejo de pragas e doenças, até o cuidado com a procedência das sementes. A instalação de viveiro; os materiais para a produção de mudas; a escolha da cultivar; local e área, irrigação, entre outros assuntos, também são abordados.

Lavouras malformadas

O conteúdo foi produzido por pesquisadores e extensionistas do Incaper, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Consórcio Pesquisa Café e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).“ A carência de técnicas na produção de mudas em lavouras, quando iniciada com mudas fracas e a presença de doenças oriundas do próprio viveiro, resulta em muito replantio e dá origem a lavouras malformadas. Assim, as cultivares não irão expressar seu real potencial produtivo e o stand implicará diretamente em menores produções”, adverte a publicação em sua apresentação.

Os problemas mais frequentes encontrados na produção de mudas são: (i) local de instalação do viveiro inadequado em áreas com encharcamento, (ii) excesso de sombreamento, uso de sementes não selecionadas,  (iv) excesso de irrigação, substrato inadequado, (v) uso de nitrogênio em excesso, (vi) ataque de cercosporiose e mancha de Phoma, entre outros mais que limitam a qualidade final das mudas.

Recomendação

“A grande maioria dos cafeicultores adquire mudas de viveiristas particulares, neste caso, é necessário saber se o empreendimento está certificado para o tipo de produção proposto, de modo a garantir as expectativas do agricultor, quanto à procedência das sementes, e quanto à qualidade genética da cultivar que está sendo adquirida, e, consequentemente, o padrão da muda produzida”, recomenda a cartilha.

E prossegue: “O objetivo dessa publicação é fornecer informações técnicas práticas para a melhoria da qualidade das mudas de café arábica produzidas por sementes. Isso possibilitará a melhoria do padrão das lavouras comerciais de café e, por sua vez, o lucro e a sustentabilidade econômica das propriedades cafeeiras.”

Como obter gratuitamente a publicação

Para obter a publicação de forma gratuita é só clicar neste link  e fazer o download. Ou ler o texto em PDF a seguir:

Doc307-cafearabicaproducadodemudasporsemente-Incaper