fbpx
Início > Idosos em instituições de Cariacica estavam sendo medicados com remédios vencidos

Idosos em instituições de Cariacica estavam sendo medicados com remédios vencidos


Operação Violeta, foi uma ação conjunta da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa averiguou denúncias de maus tratos em idosos em Instituições de Longa permanência na Grande Vitória


Idosos em instituições de Cariacica estavam sendo medicados com remédios vencidos | Fotos e vídeo: Divulgação

Durante a realização da Operação Violeta na Grande Vitória nesta última quarta-feira (21) em Instituições de Longa permanência foi constatado que em dois desses, em Cariacica (ES), os idosos ali abrigados estavam sendo tratados com medicamentos vencidos. Participam da ação a Vigilância Sanitária de cada município, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e agentes da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

Segundo a PCES, o objetivo da Operação Violeta era averiguar o recebimento de 10 denúncias em Instituições de Longa permanência, sendo quatro na Serra, duas em Cariacica e quatro em Vila Velha. No entanto, em nota, a Polícia Civil disse no final da operação que “não foi constatado nenhum indicio de maus tratos”. Mas, em dois desses locais na Serra vão interditados pela Vigilância Sanitária daquele município por falta de documentação. A interdição vai prosseguir até que a documentação seja regularizada.

Operação Violeta

O nome Operação Violeta para a ação conjunta realizada pelos órgãos públicos, de acordo com a PCES, é uma referência ao mês Junho Violeta, que é dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa. A fiscalização se fez necessária, diante das denúncias, segundo a delegada Milena Gireli, já que os tipos de violência mais praticados contra idosos são violência física, que é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte; violência psicológica corresponde à agressões verbais ou gestuais.

A delegada disse que o objetivo desse tipo de violência é aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social; violência sexual, que se refere ao ato sexual com pessoas idosas, mediante coação com violência física ou ameaças; abandono, que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelo (s) responsável (s) em cumprir o dever de cuidado para com a pessoa idosa; e negligência, que se refere à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

Os remédios vencidos foram recolhidos. A PCES não informou o nome e nem o bairro de Cariacica onde se localiza as duas Instituições de Longa permanência que vinha servindo medicamentos com prazo de validade vencido.