Lula falou diante de milhares de pessoas no Campo de Marte, em Paris, diante da Torre Eiffel, a convite da banda Coldplay. O evento, Power Our Planet, visa garantias para o fim da destruição que vem provocando a mudança climática
Diante de milhares de pessoas que participavam em Paris do Power Our Planet, (Fortaleça Nosso Planeta, em tradução livre), que tinha como principal atração a banda Coldplay o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou dos países ricos o pagamento da dívida histórica com o meio=ambiente. “Na verdade, quem poluiu o planeta nestes últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, disse.
Durante o seu discurso de quatro minutos no evento, que ocorreu às 20h25 (horário local) desta última quinta-feira (22) no Campo de Marte e de frente para a Torre Eiffel, Lula ainda convidou aos jovens e lideranças mundiais para a COP 30. E fez a promessa de fazer esforço para manter a floresta amazônica de pé: “vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar árvores”, acentuou.
“Iremos fazer a COP 30 em um estado da Amazônia, para que todos vocês tenham oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza de nossos rios e que possam compartilhar com o povo brasileiro da preservação das nossas florestas”, defendeu Lula, em discurso na tarde desta quinta-feira (22/6), no palco erguido aos pés da Torre Eiffel.
Importância da floresta amazônicaO chefe do executivo brasileiro citou dados que ilustram a importância da floresta amazônica para o mundo. Espalhada por oito países sul-americanos, a Amazônia tem o rio mais caudaloso do mundo, 40% das florestas tropicais, 10% das espécies vegetais e animais estimadas e representa 6% da superfície do planeta. Não bastasse isso, abriga 400 povos indígenas, que falam 300 idiomas.
O Brasil, por sua vez, tem papel central, de acordo com Lula, nesse processo de preservação e combate às mudanças climáticas. Tem 87% da matriz energética limpa e renovável, contra média mundial de 27%. A energia elétrica consumida no Brasil, 50% é renovável, enquanto a média mundial é de 15%.