O fim do único voo direto, entre Vitória e Fortaleza vai obrigar aos passageiros desse destino a fazer conexão em Brasília. Com isso será elevado ao dobro o tempo de viagem, que deixará de ser das atuais 2h50 para ser 5 horas
A partir do próximo dia 1º de julho, a companhia aérea Latam vai deixar de operar o único voo LA3527 entre Vitória (ES) e Fortaleza (CE), obrigando os passageiros a elevar o tempo de viagem em 100%. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa de ocupação da aeronave entre as duas cidades é de 80,2% de ocupação, com média de 140 passageiros por voo. O avião A320 possui no máximo 180 assentos.
Para a empresa área, essa taxa de ocupação de 80,2% é tida como sendo baixa e foi o que motivou cancelar o único voo entre as duas capitais. Com isso, os passageiros terão de voltar a fazer as conexões demoradas e atrasar as viagens. O Governo do Espírito Santo prometeu convidar representante da Latam para uma conversa. Segundo a Latam, os passageiros afetados pelas suspensões já estão sendo informados para que possam reprogramar os seus itinerários.
Atualmente nenhuma companhia oferece voo direto de Vitória para Fortaleza. Para o Nordeste as rotas sem escalas são de Vitória para Salvador operado pela Gol e para Recife da Azul. De acordo com os agendamentos da Latam para os próximos meses, o voo LA3527 ficará inativo nos meses de julho e agosto, voltando a ser utilizado a partir de setembro, quando o voo LA3527 passará a representar a ligação aérea entre São Paulo – Congonhas e Porto Seguro (BA), com partidas diárias de domingo a sexta-feira às 21h25 e chegada às 23h50. O novo voo LA 3527 terá 1h55 de duração.
“Vitória não tem capacidade para voo internacional”, previu ex-dirigente de empresa aérea
Ainda no final do Século XX, o ex-presidente da Varig, Fernando Abs da Cruz Souza Pinto, disse em encontro com a imprensa no Centro Histórico de Vitoria (ES), quando inspecionava a loja de venda de passagens que havia no térreo do Edifício Trade Center, que Vitória não tem capacidade para oferecer voo internacional. “O custo do querosene gasto com a decolagem de um voo internacional é muito maior do que o lucro com a venda do bilhete de passagem”, assinalou.
No seu entendimento, a quantidade de passageiros para viabilizar voos internacionais, a partir de Vitória, é insuficiente para cobrir os custos das empresas aéreas.
O gaúcho Souza Pinto tinha credencial para fazer essa afirmativa. Na época, dirigia a maior empresa área do Brasil. Após a crise financeira, que fez a Varig acabar, ele assumiu a presidência da TAP portuguesa e foi presidente da Associação de Companhias Aéreas Europeias (AEA), além de diretor da diretor International Air Transportation Association (IATA), que é a Associação Internacional de Transportes Aéreos.
Segundo o que foi dito há 24 anos por Souza Pinto, é muito mais viável economicamente o passageiro de Vitória que vai para o exterior, ir primeiro a São Paulo e de lá fazer conexão para o seu destino final. A confirmação da afirmativa feita pelo ex-dirigente da Varig continua atualizada.
Com um custo de R$ 559 milhões, o novo Aeroporto de Vitória, inaugurado em 30 de março de 2018, continua sem nenhum voo internacional de passageiros devido ao desinteresse das operadoras aéreas. Nem o nome Aeroporto Internacional de Vitória é mais utilizado. O único voo semanal que chega a Vitória proveniente do exterior é de um avião cargueiro da Lan Cargo procedente de Miami, nos Estados Unidos. O voo já era feito anos antes da inauguração do novo aeroporto.
41 voos diários
Diariamente são 41 pousos e 41 decolagens no Aeroporto regional de Vitória, operados pela Latam (16 voos), Azul (14) e Gol (11). Todos são voos nacionais. A capital capixaba tem ligação direta com nove cidades, sendo apenas três do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza). Esta última conexão aérea deixará de ser operada pela Latam a partir desta sexta-feira, 30.
As outras cidades que Vitória tem ligação aérea direta são: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília. O único voo internacional, o M38173, é feito pelo Boieng 767-316 cargueiro, da Lan Cargo, procedente de Miami e que chega às 10h25 de todas as segundas-feiras.