O evento, nas ruas de Campinho, Sede do município, seguirá até 23 de julho, com uma combinação emocionante de orquestras e atrações populares, reunindo artistas nacionais consagrados e talentos capixabas
A 28ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins começa nesta sexta-feira (14), prometendo 10 dias com mais de 80 atrações em mais de 100 horas na cidade mais charmosa da região Serrana do Espírito Santo. O Festival, que acontecerá nas ruas de Campinho, Sede do município, seguirá até o dia 23 de julho, com uma combinação de orquestras e atrações populares, reunindo artistas nacionais consagrados e talentos capixabas.
A abertura nesta sexta-feira será marcada por um encontro de estilos e talentos no Palco Principal. Às 20h30, o Concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob regência do maestro Helder Trefzger, tendo como solista Wagner Tiso (piano) promete encantar o público.
O programa incluirá obras que homenageiam Heitor Villa-Lobos, como “Mandu-Çarará”, “Choro de Mãe”, e “Cenas Brasileiras”, uma suíte composta por Tiso. O pianista foi um dos fundadores do Clube da Esquina, um dos maiores movimentos musicais do país. Ao lado de Milton Nascimento, que conheceu ainda criança, estudou acordeom e fez suas primeiras descobertas musicais.
Landau e Zé Geraldo
Outro destaque da primeira noite será o show “Lugar ao Som”, de Sandrera, com participações especiais de Landau e Zé Geraldo. Sandrera é um cantor e compositor com uma carreira que se estende desde o final dos anos 1990, e seu espetáculo celebrará sua trajetória musical, apresentando releituras de artistas que influenciaram sua caminhada. O público terá a oportunidade de cantar junto sucessos como “Tá Freud, Baia”, “Se Tudo Der Errado Eu Viro Hippie”, “Ofício”, “Querida Kika” e “Esmola”.
No sábado (15), o Palco Principal receberá Nano Vianna e sua proposta ousada no show “Descontrusom”. O artista trará novas roupagens para grandes canções de artistas renomados como Cássia Eller, Michael Jackson, Bon Jovi, Cartola, Adele e Caetano Veloso, oferecendo ao público uma experiência musical única. E para fechar o primeiro sábado com chave de ouro, o público vai se divertir ao som do rock nacional dos anos 1980 com Sylvinho Blau Blau, que promete trazer os sucessos que marcaram essa época.
No decorrer do Festival de Inverno, o público poderá desfrutar de uma variedade de apresentações musicais espalhadas por diferentes palcos. Haverá orquestras, concertos, grupos sinfônicos e shows de talentos locais, estaduais e nacionais. Vale a pena conferir o Palco Livre, um espaço democrático que reunirá apresentações individuais e de grupos de diferentes estilos musicais na charmosa Rua de Lazer de Domingos Martins.
Oficinas musicais
Além das apresentações musicais, o Festival também se compromete com a formação e atualização musical dos participantes, oferecendo oficinas musicais para o público em geral e exclusivas para a comunidade martinense. Com um corpo docente formado por profissionais renomados, essas oficinas contribuem para o desenvolvimento de novos talentos musicais.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer Ewald, está entusiasmada com a realização do Festival de Inverno deste ano e ressalta a importância do evento para encantar a comunidade, turistas e visitantes. “Nossa programação artística está diversificada e completa. Este ano, teremos muita música de altíssima qualidade, tanto erudita quanto popular. São dez dias que Domingos Martins vai respirar música!”, destaca.
O 28º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular é uma realização da Associação Montanhas Capixabas Turismo & Eventos, com organização da Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Patrocínio de Banestes, Cesan, Sebrae, E&L, Coroa, HCX, Sesc. Apoio da Fames, TV Gazeta, Yamaha, Elonline, Viação Aguia Branca, Uniasselvi e Governo do Estado do Espírito Santo.
Programação:
1ª SEMANA
Dia 14/07 (sexta-feira)
19h: Palco Livre – Rua de Lazer
19h: Grupo de Danças Der Fröhliche Kreis – Coreto da Praça
20h: Abertura Oficial – Palco Principal
20h30: Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo com participação do solista Wagner Tiso – Palco Principal
22h30: Banda da Guarda Civil Municipal da Serra – Coreto da Praça
23h30: Sandrera Convida Zé Geraldo e Landau “Lançamento do Single Lugar ao Som” – Palco Principal
Dia 15/07 (sábado)
12h: Palco Livre – Rua de Lazer
12h: Banda O Retorno de John Block – Coreto da Praça
14h: Fames Jazz Band – Palco Principal
16h: Grupo de Casamento Pomerano Antigo – Coreto da Praça
17h: Orquestra Jovem de Violões Música na Rede – Palco Principal
18h30: Grupo Cultural Martinense- Coreto da Praça
19h30: Orquestra de Violões Cordas & Acordes – Palco Principal
21h: Grupo de Danças Blumen der Erde Volkstanzgruppe – Coreto da Praça
22h: Nano Vianna – Desconstrusom – Palco Principal
00h15: Show do Melhor – Clássicos Sylvinho Blau Blau – Palco Principal
16/07 (domingo)
12h: Palco Livre – Rua de Lazer
12h: Vale Música Jazz Band convida Nelson Ayres – Palco Principal
14h: Bloco Balança Penha – Ruas da Cidade
15h: Banda Ubando – Palco Principal
17h: Grupo de Danças Rheinland – Coreto da Praça
18h: Camerata de Cordas Raul Sampaio Coco – Palco Principal
19h30: Grupo de Danças Folkloristico Pietra Azzurra – Coreto da Praça
20h30: Banda Bem Te Vi canta Dominguinhos – Palco Principal