fbpx
Início > Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza nova captação de múltiplos órgãos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza nova captação de múltiplos órgãos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza nova captação de múltiplos órgãos | Foto: Divulgação/Sesa

Nesta semana, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra (ES), realizou uma nova captação de múltiplos órgãos, incluindo coração, fígado, rins e córneas. Os órgãos foram doados a pacientes de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, que estavam na fila de espera aguardando transplantes.

As cirurgias tiveram início na manhã dessa última segunda-feira (17), no Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, e contaram com a participação de uma equipe de São Paulo e outra de Vila Velha, além de profissionais do Hospital Jayme, incluindo dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro. O coração foi destinado a um paciente de São Paulo; o fígado a um paciente de Minas Gerais; e os rins e córneas para pacientes no Espírito Santo.

“A captação de múltiplos órgãos é um procedimento complexo e delicado, que envolve uma equipe médica altamente especializada e dedicada, além da cooperação entre profissionais de diferentes áreas da saúde. O nosso objetivo é salvar vidas, proporcionando a oportunidade de transplante para pacientes que aguardam por um órgão compatível”, disse a diretora de Cuidados Integrais do Hospital Dr. Jayme, Alessandra Bernardino.

O doador foi um paciente que sofreu uma queda e veio encaminhado ao Hospital Dr. Jayme pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Na Unidade, o paciente passou por exames laboratoriais e de imagem que diagnosticaram morte encefálica, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para esse diagnóstico, incluindo a realização de exame complementar confirmatório (eletroencefalograma).

Após a decisão da família, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES foi acionada e mobilizou as equipes para a captação dos órgãos.

Dados

Até esta última quarta-feira (19), a Central Estadual de Transplantes contabilizou 2.172 pacientes aguardando por um órgão no Espírito Santo, sendo 1.200 para rim, 952 para córnea, 17 para fígado e três à espera de um coração.