O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe) contabilizou a ocorrência de exatos 67.761 raios sobre o Espírito Santo durante as 24 horas deste último domingo (7). Do total, 20.392 chegaram até o solo. O órgão é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A forte incidência de raios neste domingo foram maiores em toda a região da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha,. Cariacica, Serra e Viana), além de Barra de São Francisco, Afonso Cláudio, Colatina, João Neiva, Muniz Freire, Iconha e Santa Maria de Jetibá. Apenas na ilha de Vitória e a sua parte continental foram 137 descargas, com 104 chegando até o solo.
Segundo o Elat/Inpe está sendo observado um aumento na incidência de raios no Brasil neste início de 2021, e isso está relacionado a uma determinada situação climática. O La Niña, fenômeno que vai até o final de março deste ano, está fazendo com que haja um aumento de raios nos meses de janeiro e fevereiro, diz o órgão da estudos do Governo Federal.
Morte e prejuízos
De acordo com a Defesa Civil de Pancas, cidade ao Norte de Vitória, o morador da localidade de São José Pequeno, Marcos Teone Barbosa da Costa, com 46 anos, morreu com um raio que atingiu a sua casa. Ele estava mexendo no celular na varanda da sua casa durante a tempestade, ao mesmo tempo que seu celular era carregado. Um raio atingiu a rede elétrica da residência da vítima.
Já em Anchieta, na localidade de Itaperoroma, um proprietário rural teve prejuízo acima de R$ 20 mil com sete bois que morreram com a queda de um raio. Os animais estavam sob uma fruteira numa área cercada com arame farpado.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o município com maior incidência de chuvas neste domingo foi Vila Velha, com 115.93mm. Em seguida está a Serra (110.48mm), Vitória ( 91.27mm), Vamos (82.80mm), Cariacica (80.21mm), São Domingos do Norte (78.03mm), Santa Maria de Jetibá (71.04mm), Fundão (64.20mm), Cachoeiro de Itapemirim (59.63mm,) e Santa Leopoldina (58.65mm).
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta segunda-feira (8), o tempo fica instável no Espírito Santo devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Há previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões capixabas, podendo vir na forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais isolados, também a partir da tarde, em alguns trechos do Estado. As temperaturas seguem estáveis e os ventos sopram com moderada intensidade apenas no litoral norte capixaba.