No Espírito Santo apenas a Chapa 3 faz oposição aos atuais dirigentes do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES). Entre esta segunda e terça-feira serão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes. Poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRM-ES
Está aberto o processo de renovação dos Conselhos Regionais de Medicina em todo o Brasil e no Espírito Santo são 12.123 médicos aptos a votar. No entanto, as eleições que estão ocorrendo de forma virtual, pela internet, entre esta segunda (14) e terça-feira (15), no horário de 8h às 20h, está ocorrendo de forma acirrada e com denúncias de que os atuais membros regionais dos Conselhos são negacionistas da ciência e de estarem politizando as eleições. Inclusive, com denúncias de tentarem excluir as chapas de oposição. A denúncia de parcialidade no processo eleitoral é constante.
O negacionismo à ciência dos atuais dirigentes dos Conselhos Reginais e do próprio Conselho Federal de Medicina foi evidenciada e noticiada pela imprensa durante a pandemia do Covid-19. Aliados politicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, os Conselhos de Medicina apoiavam a prescrição de medicamentos sem nenhuma comprovação cientifica para o tratamento da Covid-19, como Hidroxicloroquina (antimalárico), a Ivermectina (vermífugo) e a Nitazoxanida (antiparasitário).
Entre esses defensores estava Fernando Avelar Tonelli, atual presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES). Foi o próprio Tonelli que publicou em janeiro de 2021, em pleno auge da pandemia do Covid-29 uma nota oficial do CRM-ES, onde retirou o apoio que o próprio CRM-ES havia dado inicialmente ao Governo do Estado que garantiu que iria demitir os funcionários hospitalares, incluindo médicos, que não tomarem vacina contra Covid-19.
Atual diretoria do CRM-ES apoiou médicos opositores à vacina contra Covid
Depois de uma briga interna, onde conselheiros que se identificavam com Bolsonaro exigiram a retirada da nota em apoio à demissão de médicos que se recusavam à vacina contra Covid-19, o CRM-ES republicou a nota. Com o título “Posicionamento do Conselho sobre Portaria Sesa nº 016-R, de 29/01/2021”, a entidade médica afirmaou no item quatro da sua nova nota: “Ao profissional médico, com base no seu conhecimento e convicção, é facultada a recusa, visto que vacinação compulsória não significa vacinação forçada”.
Naquela ocasião, o Governo do Estado esclareceu que não estava obrigando, mas em respeito aos pacientes e demais funcionários hospitalares, principalmente os que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus, seriam demitidos e proibidos de entrar dentro de um hospital. Naquela nova nota, o Conselho Regional de Medicina capixaba criticou essa posição do Estado, que foi em defesa da vida de quem está sendo atendido por um médico ou profissional de enfermagem. Sem ser vacinado, poderia vir a infectar os pacientes.
Fake News ataca chapa concorrente
A atual direção do CRM-ES, de acordo com integrantes da única chapa de oposição, a 3, relatam que v em sendo atacados com inúmeros Fake News, com o intuito de criar um clima de animosidade na categoria e com isso se manter no poder. A chapa eleita vai comandar o CRM-ES por cinco anos.
Carlos Alberto Fiorot
Denise Rozindo Bourguignon
Eduardo Luchi
Elizabeth Helena Mitleg Kulnig
Fabiano Quarto Martins
Gerson Thomé Marino
Geruza Rios Pessanha Tavares
Henriqueta Tereza do Sacramento
José de Almeida Castro Filho
Jose Geraldo Mill
Luan Lessa Caires Meira
Luís Henrique Barbosa Borges
Luiza Maria de Castro Augusto Alvarenga
Marcello Dala Bernardina Dalla
Myrian Elizabeth Gomes de Sousa Silva
Pedro Paulo Araujo Herkenhoff
Prisces Amélia dos Santos Bitencourt A Matos
Rita de Cássia Cunha Rocha
Rosana Alves
Viviane Oliveira Lisboa Tacla
Adriana Esteves Rabello
Ana Paula Hamer Sousa Clara
Brunela Pitanga Ramos Madureira
Camila Barros Braga Miranda
Camillo Nassar Chamoun
Erivelto Pires Martins
Filomena Euridice Carvalho de Alencar
Joana de Figueiredo Bortolini
Jose Aid Soares Sad
Lilian Mara Gomes Figueiredo
Lucas Padilha Azevedo
Luiz Henrique Borges
Maiza Uliana
Maria Carmen Moldes Viana
Mariana Conceição da Luz
Regina Célia Tonini
Ruy Perini
Sibia Soraya Marcondes
Thiago Dias Sarti
Vera Lúcia Taqueti Machado
As outras duas chapas que concorrem é a Chapa 1 – Avançar Mais, liderada pelo Dr Adib Barbosa Salume e a Chapa 2 – Juntos por um novo CRM, que tem como candidato à presidência o Dr Adenilton Mota Rapinelli.