fbpx
Início > Campus da Ufes de São Mateus (ES) poderá oferecer curso de Medicina

Campus da Ufes de São Mateus (ES) poderá oferecer curso de Medicina

Campus da Ufes de São Mateus (ES) poderá vir a oferecer curso de Medicina. No detalhe da foto, a comissão liderada pelo senador Contarato no MEC | Foto: Divulgação

Após uma ampla mobilização dos moradores de São Mateus (ES) reivindicando que o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), mais conhecido como Campus da Ufes de São Mateus, venha a ofertar curso de Medicina, o Ministério da Educação (MEC) recebeu a solicitação formal nesta última terça-feira (15). O senador Fabiano Contarato (PT-ES) esteve no MEC acompanhado do deputado federal Helder Salomão (PT-ES), do vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton e do diretor do Ceunes/São Mateus, Luiz Antonio Favero Filho.

A comitiva foi recepcionada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio e sua equipe. “Esse será o primeiro curso de Medicina com vagas públicas no Norte do Espírito Santo. Nosso mandato é aliado da educação e enquanto líder do PT no Senado estou me empenhando ao máximo para trazer o curso de Medicina para Universidade Federal do Espírito Santo. Educação é amor e coragem”, disse Contarato após protocolar a solicitação formal.

Em maio deste ano, os moradores de São Mateus se mobilizaram na coleta de assinaturas para reivindicar a instalação do curso de Medicina | Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de São Mateus

Coleta de assinaturas

No dia 25 de maio deste ano diversos setores da sociedade mateense estiveram na quadra coberta do Centro de Vivência do Bairro Carapina, contando com o apoio logístico da Prefeitura de São Mateus. O objetivo do encontro foi participar do evento para a coleta de assinaturas, para fazer a solicitação de o Ceunes vir a oferecer curso de Medicina.

Naquela oportunidade, a quadra coberta abrigou os gestores do executivo e legislativo municipal, professores, pais e alunos das redes pública e privada, jornalistas, artistas, empresários e público em geral, de todas os distritos de São Mateus. Naquela ocasião, a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, relatou que a coleta iria prosseguir nas escolas da Rede Pública, na Universidade e no Centro Administrativo da Prefeitura. “Queremos que cheguem números grandiosos de assinaturas às mãos do Ministro da Educação, Camilo Santana. Essa será uma conquista da maior importância para São Mateus e todo o Norte do Estado”, disse a secretária.