A partir desta segunda-feira (21), o navio-escola Ciências do Mar III dará início a novas expedições com estudantes finalistas do curso de Oceanografia da Ufes. Serão 10 dias realizando duas viagens e percorrendo cada uma delas 600 quilômetros, por um roteiro especial de inverno chamado Rota das Baleias, dos Golfinhos e dos Recifes. Assessorados por três professores e uma enfermeira da Ufes, os 26 alunos a bordo navegarão até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, passando pelas áreas de maior concentração de baleia jubarte do Atlântico.
A expedição é parte de uma disciplina obrigatória do curso de graduação chamada Embarque Supervisionado. Mais do que uma viagem com a finalidade de pesquisa acadêmica, o professor Agnaldo Martins, responsável pelo conteúdo didático da disciplina e pela excursão, ressalta que as expedições visam o ensino e a experiência embarcada: “Nós podemos até utilizar algumas informações para pesquisa, mas não é o objetivo principal. Uma das pesquisas exploratórias, por exemplo, se refere a um experimento para avaliar a possibilidade de criar um índice global de ‘pegada humana nos oceanos’”.
Ensino flutuante
A previsão é de que a viagem aconteça uma vez por semestre, sempre com alunos diferentes. Desta vez, serão realizadas duas expedições com 13 estudantes em cada uma, que farão todo o percurso em etapas de quatro dias. “Nesses 10 dias, o navio é oficialmente um laboratório de ensino flutuante da Ufes”, explica Martins.
Durante a expedição, a equipe utilizará drones e veículos remotamente operados (os chamados ROV, uma espécie de drone subaquático) e hidrofones, além dos equipamentos de coleta existentes no navio, para visualizar baleias e golfinhos, avaliar seus tamanhos, as atividades que eles desenvolvem e a estrutura social, dentre outros parâmetros.
O ROV será utilizado para avaliação do estado dos recifes dos abrolhos devido aos impactos sofridos com as mudanças climáticas. O hidrofone, por sua vez, auxiliará os estudantes na audição e na interpretação dos sons que são gerados nos oceanos pelo ambiente, pelos animais e pelos humanos.
Formação
O Ciências do Mar é um navio construído pelo Governo Federal que atende a cerca de 40 cursos oferecidos por instituições de quatro regiões do litoral brasileiro. São quatro embarcações e o Ciências do Mar III, que atua na região Sudeste, atende a sete universidades: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, campi Santos e Registro); Universidade Federal Fluminense (UFF – sede do navio); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes, campus Piúma); e Ufes.
“Essa saída é fruto de um projeto que visa a formação de alunos de cursos na área de ciências do mar do Brasil inteiro, visando proporcionar a experiência embarcada”, sintetiza Martins.
Primeira expedição
Em março, 14 estudantes, um professor, um pesquisador e uma enfermeira da Ufes participaram da primeira expedição, que durou sete dias e percorreu 270 quilômetros.
Na ocasião, a equipe coletou amostras de água e sedimentos em profundidades diferentes com o objetivo de simular pesquisas científicas e trabalhos em alto mar característicos da profissão de oceanógrafo.
Texto: Adriana Damasceno
Sobre o navio
O Ciências do Mar III foi construído no estaleiro INACE em Fortaleza (CE) e entregue em janeiro de 2020. O navio tem 32 metros de comprimento, autonomia de até 15 dias ou 3.300 milhas náuticas e alojamentos com capacidade para 26 pessoas, sendo 9 tripulantes e 17 pesquisadores/alunos.
A embarcação possui três laboratórios (seco, molhado, hidroacústica), guinchos de pesca, oceanográficos e geológicos, além de uma central de tratamento séptico.
Ficha Técnica:
Ano de Construção: 2019
Construtor: INACE – Indústria Naval do Ceará S.A.
Tipo da Embarcação: Pesquisa (Normam 01-0216-d-27)
Tipo de Navegação: Mar aberto-Apoio Marítimo (Normam 01-0216-a-3)
Comprimento Total: 32,00 m
Boca: 7,85 m
Pontal: 4,30 m
Calado de borda livre: 2,91 m
Arqueação Bruta: 252 AB
Capacidade de água potável: 35,33 m³
Capacidade de óleo diesel marítimo: 49,64 m³
Capacidade do séptico: 6,18 m³
Propulsão: (2) Scania DI13 070M – 500 HP
Geradores elétricos: (2) John Deer Mod. 125EOZCJ – 220V 60 Hz – 156 kVa
Guindaste telescópico: Naval Sul 750 kg @ 10m
Guincho de pesca/geológico: (2) Naval Sul 1500 kgf – 1000 m cabo de aço 15 mm
Guincho oceanográfico: Naval Sul 1000 kgf – 500 m cabo de aço 8 mm
Guincho de espinhel: Naval Sul 800 kgf – 500 m cabo de nylon 4 mm
A-Frame de ré: Hidráulico 1000 kg
Bússola Giroscópica: Furuno SC110
Piloto automático: FURUNO NAVpilot 700
Radar: FURUNO M-1835 com ARP e SART – 72 MN
Ecossonda: FURUNO FE-800
Sistema AIS: FURUNO FA-150