fbpx
Início > Prefeitura de Vitória (ES) se prepara para promover vacinação antirrábica

Prefeitura de Vitória (ES) se prepara para promover vacinação antirrábica


A vacinação nacional de imunização de cães e gatos ocorre no próximo mês


Prefeitura de Vitoria (ES) anuncia que está se preparando para promover vacinação antirrábica | Imagem: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) está informando que já iniciou os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que acontece em setembro. Em Vitória (ES), os cães e gatos serão vacinados nos dias 16, 23 e 30 de setembro próximo. A vacina é fornecida pelo Governo Federal.

Os 116 profissionais, entre Agentes de Combate a Endemias, biólogos, veterinários e auxiliar de veterinária, foram divididos em duas turmas e receberam orientações técnicas para execução da campanha, como, por exemplo, sobre o armazenamento e transporte da vacina para os pontos de vacinação, registro de temperatura para manter o imunizante refrigerado, descarte de seringas, registro dos animais e atualizações a respeito da Raiva.

Meta

A meta da Campanha é imunizar 17.676 cães e 4.171 gatos. “O objetivo na Campanha é prevenir a ocorrência de raiva humana, por meio de imunização de animais de companhia contra a doença. O objetivo é imunizar e não apenas vacinar”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Geane Sobral. O treinamento aconteceu nesta última semana, na Escola Técnica do SUS (Etsus).

Campanha

A Campanha de Vacinação Antirrábica acontecerá entre os dias 16, 23 e 30 de setembro, em 124 postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade. Segundo o Ministério da Saúde, as campanhas nacionais de vacinação contra a raiva em cães e gatos ocorrem regularmente todos os anos. No período de 2012 a 2018, as coberturas vacinais de cães sofreram variações na quase totalidade dos municípios do país, sendo que em alguns anos, menos de 70% dos municípios alcançaram a meta de vacinação de 80% da população canina estimada.

De acordo com o Ministério, isso ocorreu ao longo do período em razão de atrasos nas entregas das vacinas pelo laboratório produtor e, às vezes, por eventuais atrasos nas programações das campanhas pelos estados. Excepcionalmente no ano de 2019, a campanha de vacinação antirrábica ficou restrita às áreas de maior risco para a raiva, sendo realizada nos estados do Nordeste do Brasil (Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte) e estados que fazem fronteira com a Bolívia (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre).

Estatística

De acordo com a estatística mais recente do Ministério da Saúde, produzida pela Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial (CGZV), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), nos 78 municípios do Espírito Santo há uma população estimada de 494.003 cães.

No entanto, o levantamento não oferece uma estimativa de quantos gatos existem no Estado. A responsabilidade em fornecer os números é dos Estados. O Ministério diz que “das 23 unidades federadas que realizaram campanha nacional de vacinação contra a raiva em cães e gatos no ano de 2021, apenas 12 enviaram os dados da cobertura vacinal alcançada.” Mesmo assim, o órgão federal diz que “com base nesses dados, o Brasil apresenta uma cobertura vacinal de 60,4%.”