Publicação da Agência Internacional de Energia Atômica aponta redução de 3,1% para 2,5% no país entre 2010 e 2020; entidade lança novo portal com acesso a dados de países e evolução da indústria nuclear global
O mundo possui 410 usinas de energia nuclear em operação e outras 57 em construção. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, pela Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea.
Dentre os países lusófonos, o Brasil é o único que consta na lista, com duas usinas em funcionamento e uma na fase de obras. Em 2020, apenas 2,5% da energia consumida no país vinha de fontes nucleares.
Queda no Brasil
O valor apresentou queda em comparação com 2010, quando representava 3,1% do consumo energético. Neste mesmo período, o Brasil ampliou o uso de bioenergia, segundo a Aiea.
O objetivo da agência é fornecer informações atualizadas sobre usinas, marcos regulatórios e políticas energéticas, refletindo as atualizações da indústria nuclear global.
Com o lançamento da edição de 2023 dos Perfis de Energia Nuclear por País, a Aiea está reformulando uma plataforma web com dados oficiais, integrada ao banco de dados do Sistema de Informação de Reatores de Energia.