fbpx
Início > No dia do nutricionista, Secretaria da Saúde ressalta a importância desses profissionais

No dia do nutricionista, Secretaria da Saúde ressalta a importância desses profissionais

No dia do nutricionista, comemorado nesta quinta-feira 31, a Secretaria da Saúde ressalta a importância desses profissionais | Imagem: Sesa

O dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira (31), dia que marca homenagem aos profissionais que atuam na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação. Neste dia, a Secretaria da Saúde (Sesa) destaca a importante presença desses profissionais na Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) e nas Farmácias Cidadãs Estaduais, que há mais de 15 anos atuam no fornecimento de fórmulas nutricionais enterais de uso adulto e pediátrico.

O trabalho dos nutricionistas dentro das unidades das Farmácias Cidadãs engloba um conjunto de ações visando ao melhor atendimento ao usuário, permitindo que sejam esclarecidas as dúvidas e reforçada a importância da administração adequada do produto, para que o paciente alcance os resultados esperados do tratamento.

“Os nutricionistas são profissionais essenciais às Farmácias. Tanto na gestão quanto atuando lá na ponta, no atendimento, podemos proporcionar aos usuários um atendimento ainda mais qualificado junto ao compromisso de garantir a assistência integral à saúde”, disse a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório.

Nos primeiros sete meses de 2023, foram quase 17 mil atendimentos para retirada de fórmulas nutricionais nas 14 unidades das Farmácias Cidadãs no Espírito Santo. Em 2022, durante o ano todo, foram 28 mil atendimentos realizados.

A nutricionista da Gerência de Assistência Farmacêutica, Giuliana Rizzo, destaca que o atendimento nas farmácias, assim como o atendimento farmacêutico, acontece por agendamento e traz inúmeros benefícios ao usuário da farmácia. “Os benefícios vão desde a orientação quanto à diluição e modo de usar a fórmula, até sanar dúvidas em relação aos documentos necessários e fluxos da Farmácia Cidadã, no que tange as fórmulas nutricionais, além do entendimento de pareceres dos processos”, ressaltou a profissional.

“As fórmulas dispensadas pelas Farmácias Cidadãs atendem pessoas com alguma condição clínica que impeça a alimentação pela via oral e precisam ingerir os nutrientes necessários para manutenção ou recuperação do seu estado nutricional, por meio de uma sonda”, explicou a nutricionista da Geaf, Giuliana Rizzo. A profissional ressalta ainda que há também as fórmulas infantis especiais, destinadas às crianças com diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca e não podem, por algum motivo, receber o leite materno.

A gratificação em poder acompanhar a recuperação dos usuários que assiste diariamente na Farmácia Cidadã Estadual de Vitória, é um dos encantos com a profissão para a nutricionista Vanessa da Silva Constância. Ela conta que “o contato direto que podemos ter junto aos usuários e o aporte nutricional para a recuperação dos pacientes, mostra a fundamental importância de uma orientação e agilidade na dispensação das fórmulas nutricionais.”

Como ter acesso às fórmulas nutricionais

Para solicitar fórmulas nutricionais dispensadas pelas 14 unidades de Farmácias Cidadãs Estaduais, o usuário deverá inicialmente realizar a abertura do processo, que pode ser realizada de forma on-line ou presencialmente em uma das unidades mais próximas de sua residência.

Para ter acesso à abertura de processo on-line, é preciso apenas que o usuário faça o cadastro no Portal do Acesso Cidadão, do Governo do Estado. O link também é disponibilizado no site da Farmácia Cidadã Estadual, e pode ser acessado clicando aqui

As fórmulas nutricionais são padronizadas no Estado para indivíduos que utilizam alimentação por via enteral (uso de sonda) e crianças de 0 a 24 meses com diagnóstico de Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Após a abertura do processo, os documentos são avaliados por nutricionistas de referência da Sesa/Geaf, seguindo os critérios estabelecidos em portaria estadual, no prazo máximo de 30 dias.

As fórmulas padronizadas estão descritas em protocolo estadual, sendo seu fornecimento condicionado aos atendimentos dos critérios estabelecidos na portaria 098-R de 13 de maio de 2021.

As orientações sobre os documentos e critérios para cada tipo de solicitação estão disponíveis neste link.

Projeto Circulatas

A Secretaria da Saúde (Sesa) atua no fornecimento de fórmulas nutricionais para o tratamento de pacientes em todas as 14 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais. A maioria das fórmulas dispensada tem sua apresentação em latas e, pensando na sustentabilidade, a Gerência de Assistência Farmacêutica promove o Projeto Circulatas, que desde 2017 visa fomentar o cuidado com o descarte correto das latas de alumínio.

O Projeto surgiu da necessidade da Geaf a e da Sesa em adotar estratégias que sejam consonantes com os princípios e objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010). As latas retornadas são destinadas às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo.

Desde 2021, o projeto passou a ser regulamentado pela Portaria Nº 098-R. A partir da portaria, uma das responsabilidades do usuário é a devolução dos recipientes vazios no ato da retirada de uma nova dieta. Além disso, sob a orientação, de acordo com o termo, de que a quantidade a ser recebida no mês será equivalente à quantidade dos recipientes vazios na entrega.

“O usuário que atende aos critérios de fornecimento das fórmulas nutricionais, retira os recipientes em sua farmácia de referência, para o início do tratamento. Para a retirada da nova dieta, é necessário o retorno das latas que foram utilizadas anteriormente. Esse fluxo aumenta a segurança dos prescritores e o do Estado quanto ao uso adequado da fórmula fornecida, reduzindo a possibilidade de faltas ou desperdícios de produto, o que melhora a assistência, o programa e garante a correta utilização dos recursos públicos”, explica a gerente de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório.