As atividades turísticas do Espírito Santo acumularam, nos primeiros seis meses do ano, um crescimento de 5,2% com relação ao mesmo período do ano passado. O mais recente Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Estado, divulgado neste mês de agosto, com dados referentes a junho deste ano, mostra ainda que esse foi o oitavo melhor resultado do país.
Na comparação de junho em relação a maio, houve pequena queda (-1,2%). Entretanto, comparado a junho de 2022, houve alta expressiva (+11,9%). A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) avalia que o turismo tem passado por ajustes em todo o mundo, com intensificação do turismo local.
Com viagens mais curtas e rápidas, o turismo interno foi potencializado no Espírito Santo, principalmente por ser pequeno e possuir uma diversidade de opções que vão do mar à montanha. Além disso, com a trégua da inflação, o preço das passagens aéreas mostrou um recuo de 12,75% no ano de 2023 até junho, influenciando as viagens por todo o país.
Os desafios para o aperfeiçoamento da atividade turística no Espírito Santo continuam, segundo os organizadores do estudo. Na análise da Federação, será preciso estar atento a esse novo momento, já que obter o crescimento sob um patamar mais alto necessitará de ainda mais esforços.
Brasil
No Brasil, o acumulado do ano ficou 8,6% maior que o mesmo período do ano passado. Todas as doze unidades da federação pesquisadas apresentaram avanços na mesma comparação, com destaque para Minas Gerais (+19,1%) e Paraná (+12,8%). O Espírito Santo apresentou o oitavo melhor resultado (+5,2%).
As atividades turísticas no Brasil em junho também recuaram (-0,4%) na comparação com maio de 2023. Em relação ao mesmo mês de 2022, obteve alta (+9,7%). O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) permite o acompanhamento sistemático das atividades turísticas, atendendo à demanda por indicadores deste segmento. Os dados são divulgados com dois meses de defasagem e poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.