fbpx
Início > Casagrande anuncia pelo Twitter demissão de secretário de Estado da Justiça

Casagrande anuncia pelo Twitter demissão de secretário de Estado da Justiça

O defensor público Marcelo Paiva vai ser o novo secretário de Justiça no lugar do delegado da PF, Luiz Cruz | Foto: Divulgação Secom

Na tarde desta quarta-feira (10) o governador Renato Casagrande (PSB) promoveu a sexta alteração no seu secretariado em menos de um mês e exonerou o delegado federal Luiz Carlos Cruz, do cargo de secretário de Justiça. E no seu lugar anunciou o defensor público Marcello Paiva de Mello. O governador não disse o motivo da demissão do delegado da Polícia Federal, o que gerou especulações.

A troca e a forma abrupta de como a demissão foi tornada pública, através da conta de Casagrande no Twitter, surpreendeu os funcionários mais graduados da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Foi lembrado pelos servidores que o secretário demonstrou insatisfação e que chegou ensaiar pedir o desligamento no ano passado, pelo fato de morar com sua família no Rio de Janeiro e sentir faltos dos familiares. Mas, que com o passar do tempo se acostumou com a distância.

Twitter

Governador optou em anunciar a mudança de nomes na Sejus através de sua conta no Twitter

No seu comunicado na rede social, o governador foi breve e disse: “A partir de abril, a Secretaria de Justiça passará a ser comandada pelo defensor público Marcelo Paiva, dando continuidade ao trabalho até aqui executado pelo delegado federal Luiz Carlos Cruz”. Fontes do Palácio Anchieta, no entanto, disseram que antes de por o comunicado via Twitter, Casagrande chamou o secretário demitido para comunicar sua decisão e que o agradeceu pelo seu “profícuo trabalho” à frente da Sejus.

A assessoria de imprensa do governador enviou uma nota para informar o currículo de Marcello Paiva de Melo: “Formado pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. É Defensor Público do Estado do Espírito Santo há cerca de 12 anos, tendo atuado como Coordenador Penal e de Execução Penal”.

Prosseguindo, diz: “Atuou no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública como Coordenador do Sistema Nacional de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional onde também exerceu o cargo de Chefe da Assessoria de Informações Estratégicas. Lecionou processo penal da Universidade Estácio de Sá (RJ e ES). Foi agraciado com o Prêmio Innovare 2015, por projeto desenvolvido no sistema prisional capixaba. Atualmente é o Subdefensor Público-Geral do Estado do Espírito Santo”.

Série de mudanças

A alteração na Sejus dá sequência a outras mudanças ocorridas desde fevereiro último. Logo no dia 4, Casagrande disse que secretária de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loreiro, iria ser transferida para a Secretaria de Turismo. No seu lugar,a na Seger, entrou Marcelo Calmon, que já tinha ocupado o cargo de subsecretário da Secretaria de Estado de Inovação na Gestão (Subges).

No dia 25 de fevereiro, Casagrande decidiu unificar as Secretarias de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional com a de Desenvolvimento, que passou a ser de nominada de Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento e tem agora como titular o economista Tyago Hoffmann, que anteriormente ocupava a Secretaria do Governo, pasta esta de natureza política e responsável com os contatos do Governo com a classe política.

Quem foi contemplado com a Secretaria de Governo foi o ex-prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos), que estava desempregado após encerrar o seu mandato à frente da Prefeitura de Viana. A então ocupante da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, ganhou a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que tomou  o lugar do então presidente, Denio Rebello Arantes, que agora passou a ser o subsecretário de Ciência e Tecnologia.

No Bandes, após a posse de um advogado para a presidência, passou a ter como diretor auxiliar o ex- secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneipp. A partir dos próximos dias é aguardando novas mudanças de nomes, desta vez nos cargos de subsecrtetário.