fbpx
Início > Comemorações dos 472 anos de fundação de Vitória (ES) serão na orla de Camburi

Comemorações dos 472 anos de fundação de Vitória (ES) serão na orla de Camburi


Nesta quarta-feira (6) é dado início às comemorações da Capital do Espírito Santo, oficialmente criada em 8 de setembro de 1551


A Capela Santa Luzia, no Centro Histórico de Vitória é a construção mais antiga da capital capixaba. Foi erguida muito antes de 8 de setembro de 1551 | Fotos: Divulgação/Arquivo

Neste ano, o Centro Histórico de Vitória (ES), onde a Capital do Espírito Santo surgiu oficialmente, em 8 de setembro de 1551, não consta do calendário oficial dos grandes shows artisticos das festividades de criação da cidade. De acordo com a Prefeitura de Vitórian (PMV), toda estrutura da festa “Vitória 472 anos” foi montada na Orla de Camburi. Na noite desta última terça-feira (5), fora da agenda oficial de shows, promoveu na Escadaria São Diogo, no Centro, um coral de crianças, dentro dos festejos dos 472 anos.

O palco que foi montado próximo à Avenida Adalberto Simão Nader, na altura do quiosque nº 7, receberá grandes atrações regionais e nacionais com shows que prometem animar uma multidão na beira da praia. No Centro de Vitória a animação será rotineira, nos tradicionais barzinhos das Ruas Sete de Setembro e Gama Rosa.

Prefeito anuncia megaestrutura da festa em Camburi

“Será uma grande festa, como a cidade de Vitória merece. Animação e encontro das famílias com música e entretenimento de qualidade. Além disso, estamos cuidado de todos os detalhes para que todos possam participar dessa grande festa com conforto e segurança, com uma megaestrutura que está sendo montada na praia”, declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Abrindo a programação, nesta quarta-feira (6), Art Samba e o cantor Gustavo Mioto. Na quinta-feira (7), apresentam-se Herança Negra e Léo Magalhães. Sexta-feira (8), dia do aniversário de Vitória, é a vez de Flavinha Mendonça e Zezé Di Camargo e Luciano subirem ao palco. Encerrando a programação, no sábado (9), Amaro Lima e o sertanejo Michel Teló vão animar o público

Vitoria surgiu no atual Centro Histórico

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Capela de Santa Luzia, localizada no final da Rua Doutor Azambuja em esquina com a Rua José Marcelino, é a construção mais antiga de Vitória e do Estado do Espírito Santo. É a origem da capital capixaba. Era a capela que um amigo do donatário português Vasco Coutinho, chamado Duarte Lemos, mandou construir quando ganhou a ilha de Vitória de presente.

A construção não tem data definida pelos estudiosos, mas há a certeza de que a construção ocorreu bem antes de 1551, quando os europeus decidiram investir com violência contra os povos originários e tomar de vez a ilha. A tomada ocorreu no dia 8 de setembro de 1551, quando a capela já estava construída. O próprio Governo do Espírito Santo utiliza a visão euro centrista para festejar a vitória dos europeus sobre os povos originários.

“O colonizador português, responsável pela disseminação do idioma e da fé católica, queria a terra para explorar, plantar e produzir, e, produziu também cultura deixada por tradição nas cantigas de roda, nas brincadeiras infantis, na vestimenta, na culinária e, na arquitetura”, diz o governo estadual em seu portal oficial. “As lutas contra os índios continuaram até que no dia 8 de setembro de 1551, os portugueses obtiveram uma grande vitória e, para marcar o fato, a localidade passou a se chamar Vila da Vitória e a data como a de fundação da cidade”, assinala o governo do Espírito Santo ao relatar a História vista pelo lado europeu.

Confira a programação que a Prefeitura realiza na Orla de Camburi

06/09 (Quarta-feira)

20h – Art Samba

22h – Gustavo Mioto

07/09 (Quinta-feira)

20h – Herança Negra

22h – Léo Magalhaes

08/09 (Sexta-feira)

20h – Flavinha Mendonça

22h – Zezé Di Camargo & Luciano

09/09 (Sábado)

20h – Amaro Lima

22h – Michel Teló