O projeto de extensão Poliniza Caparaó, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), no campus de Alegre, realizou nesta última sexta-feira (22), e prossegue neste sábado (23), o evento Conexão Floresta, em homenagem ao Dia da Árvore, que foi celebrado na última quinta-feira, 21 de setembro. O evento é gratuito e aberto para o público, e acontece na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Laerth Paiva Gama (antigo Horto Florestal de Alegre), em parceria com a prefeitura do município.
A programação do evento inclui palestras sobre ecologia e biodiversidade; atividades lúdicas e interativas, como yoga e cafés compartilhados; passeios guiados pela floresta; exposições; recital de poesias; e um passeio guiado até um jardim de mel. Os jardins de mel são espaços inseridos pelo homem, em ambientes urbanos, parques, praças ou hortas, para preservação das abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como Meliponíneos.
As abelhas nativas sem ferrão vivem na natureza em ocos de árvores, ninhos abandonados de cupins e formigas, fendas em rochas e cavidades de solo. Já os jardins de mel são caixas que proporcionam a elas, a proteção necessária para se desenvolver, produzir mel e ainda realizar toda a polinização do entorno. No evento, os participantes poderão entender como funciona e quais são as etapas para esse processo.
O projeto Poliniza Caparaó visa promover a conscientização e a capacitação de agricultores familiares, estudantes e a comunidade em geral acerca da importância da preservação das abelhas nativas sem ferrão e tem como meta realizar a instalação de jardins de mel dentro da Universidade, na área experimental do CCAE, e também em parques urbanos de Alegre. O projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Confira a programação para este sábado (23):
8h – Café compartilhado (leve o seu copo e o lanche)
8h30 – Recital de poesias e yoga
9h – Trilha guiada na floresta, contos infantis sobre polinização e pintura artística facial para crianças.
10h – Exposições: Abelhas nativas sem ferrão e polinização e Solos vivos e equilíbrio das florestas
Texto: Caroline Reis (bolsista em projeto de Comunicação)