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Aquaviário da GV foi inaugurado sem acesso à cadeirantes. Sindipublicos cobra acessibilidade


Por falta de uma rampa adequada, entre a lancha e as embarcações de transporte de passageiros na Baía de Vitória, que circulam em três terminais marítimos, os cadeirantes e pessoas deficientes estão impedidos de usar o sistema aquaviário recém-inaugurado. O modelo atual contraria legislações federais, que exigem acessibilidade


Aquaviário da GV foi inaugurado sem acesso à cadeirantes. Sindipublicos cobra acessibilidade | Foto: Divulgação/Ceturb

Para debater soluções para as falhas apresentadas pelo sistema aquaviário, com conta com apenas três atracadouros (Prainha, Enseada do Suá e Porto de Santana), o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Publicos do Estado do Espirito Santo (Sindipublicos) se reuniu, nesta última semana, com a diretoria da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES). Nessa ocasião foi apresentada uma pauta com sete sugestões.

A diretoria do Sindipúblicos esteve reunida com a Ceturb para apresentar sugestões de melhorias para o sistema aquaviário. Esteve em pauta melhorias na infraestrutura dos terminais de embarque e desembarque, ampliação do sistema aquaviário e condições de trabalho. Atualmente apenas duas lanchas fazem a operação, sendo uma entre a Enseada do Suá e a Prainha, em Velha, e a outra entre a mesma Enseada do Suá e `Porto de Santana.

O Centro de Vitória, Paul e a Rodoviária estão excluídos do sistema, por enquanto. A medida trouxe descontentamento, principalmente para os moradores de Vitória, região essa que foi onde se iniciou o transporte marítimo regulamentar desde o início do Século XX. A exclusão da Rodoviária também impediu a utilização por moradores dessa região de Vitória.

Quem participou da reunião

Representando o Sindipúblicos, participaram da reunião o diretor, José Roberto, o vice-presidente Rodolfo de Melo e o assessor de assuntos políticos André Carvalho. Pela Ceturb estavam presentes, o diretor presidente, Marcos Bruno Bastos, o diretor de operação Anderson dos Santos Barbosa e a diretora Administrativa e Financeira, Madalena Santana Gomes.

“Alguns problemas merecem atenção por parte da Ceturb e do Governo do Estado, no sentido de aprimorar o serviço de forma a proporcionar mais qualidade e conforto aos trabalhadores e usuários do sistema. Levantamos alguns pontos que precisam de atenção urgente, como a instalação de banheiros nos terminais do aquaviário e a disponibilização de um espaço de retaguarda profissional, com local seguro para guardar os pertences pessoais, assim como área apropriada para realização das refeições” pondera José Roberto, diretor do Sindipúblicos.

Ceturb disse aos sindicalistas que vai avaliar as sugestões

Os representantes da Ceturb posicionaram que irão avaliar as demandas apresentadas pelo Sindipúblicos no intuito de atendê-las. As referentes às questões de ordem estrutural, comunicaram que serão encaminhadas para a Semobi, órgão responsável pelas questões de infraestrutura do Aquaviário.

Sobre a necessidade de ampliação do sistema aquaviário, sugerido pelo Sindipúblicos, Madalena Gomes, se posicionou favorável e inclusive colocando a importância do Sindicato estar presente nessa discussão para que possa melhor atender à sociedade capixaba.

“Precisamos registrar que, apesar de alguns pontos a serem melhorados, o retorno do Aquaviário por si só já é um avanço, vem atender a uma demanda antiga dos capixabas. Nossa intenção é contribuir para que esse novo modal possa melhor atender a população contribuindo para a mobilidade urbana” comenta Iran Caetano, presidente do Sindipúblicos.

O Sindipúblicos também encaminhou ofício à Semobi com as demandas apresentadas à Ceturb e solicita uma reunião para melhor explicação dos pontos apresentados. Confira abaixo as sugestões apresentadas pelo Sindipúblicos à Cetub e à Semobi:

Sugestões do Sindipublicos para os terminais do Sistema Aquaviário:

  • – Acessibilidade para acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, principalmente no acesso às embarcações.
  • – Instalação de proteção lateral, protegendo os trabalhadores e usuários das condições do tempo.
  • – Ampliação do espaço interno de aguardo.
  • – Instalação de sanitários e bebedouros.
  • – Disponibilização de internet wi-fi pública nos terminais e embarcações.
  • – Criação de área de retaguarda profissional, com local seguro para guardar os pertences pessoais e estrutura de trabalho, além de área apropriada para realização das refeições.
  • – Distribuição de senhas.

Outras propostas apresentadas pelo Sindipublilcos para melhorar a estrutura:

  • – Expansão do número de linhas para suprir a demanda.
  • – Disponibilização de mais três embarcações para dobrar a capacidade de atendimento em curto prazo.
  • – Construção imediata de mais dois terminais, já previstos no projeto inicial, no Centro da capital e em São Pedro, elevando para cinco pontos de embarque e desembarque.
  • – Ampliação dos horários de funcionamento, acompanhando os horários do Sistema Transcol.
  • – Dilatação em mais uma hora do tempo do sistema de integração entre os modais.
  • – Realização de estudos de viabilidade para instalação de quiosques, nos moldes dos terminais do Sistema Transcol, para atender as demandas dos usuários e fomentar a economia.
  • – Garantir, junto ao Detran/ES, melhores condições de fluidez no trânsito e organização de estacionamentos nas proximidades do Aquaviário.
  • – Ampliação da iluminação e da segurança pública para garantir a tranquilidade aos usuários e trabalhadores do sistema.