A população capixaba está sendo convidada a participar de um ato cultural em solidariedade ao povo palestino no Centro Histórico de Vitória (ES). O ato correrá a partir das 18 horas em frente ao Armazém do Campo Vitória, do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) no Espírito Santo. Além da população em geral é aguarda a presença de políticos, estudantes secundaristas e universitários e representantes de entidades civis.
No comunicado, os organbizadores informam que o objetivo do ato é contribuir com a Campanha de Solidariedade ao Povo Palestino, portanto, o valor arrecadado com a venda de bebidas e comidas será destinado à campanha.”Nesse sentido, contamos com a colaboração e apoio de todos para a realização dessa importante missão.”, enfatiza o comunicado.
“O MST reconhece e apoia o direito do povo palestino de lutar pelo estabelecimento de um Estado independente em toda a Palestina, onde todos os cidadãos, independentemente de sua religião ou origem étnica, possam viver em paz e igualdade”, prossegue.
Entre os organizadores, há os que reclamam que a chamada grande imprensa brasileira vem, intencionalmente, distorcendo o que está ocorrendo e vem noticiando apenas informações do lado israelense. Com isso, a violência que as forças policiais de Israel vem promovendo contra os palestinos não é informado e as vitimas são colocadas como sendo os algozes.
Bombas de fósforo branco contra a população
Nesta última terça-feira os palestinos começaram a mostrar nas redes sociais o uso de bombas de fósforo branco pelo governo de Israel, contra a população civil, cujo uso desse componente químico contra pessoas está proibido desde 1997 pela Convenção de Genebra. Essas bombas deixam um rastro branco enquanto caem, como pode ser identificado nos vídeos. A atitude do governo israelense, segundo os palestinos, é enquadrada como terrorismo.
As bombas de fósforo produzem chamas que não podem ser apagadas com água, e seus componentes aderem à pele das vítimas, que podem arder até os ossos. Na II Guerra Mundial o exército americano usou o fósforo branco contra as tropas da Alemanha e na Guerra do Vietinam adotou as bombas de napalm. O Governo de Israel também foi acusado de usar bombas de fósforo branco contra os palestinos em 2009.
Serviço:
Onde: Armazém do Campo, do MST, na Rua Dionizio Rosendo, 120, ao lado de uma escadaria que dá acesso à lateral da Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro Histórico de Vitória
Horário: A partir das 18 horas