fbpx
Início > Programas da Ufes são destaque em seminário de boas práticas realizado pelo MEC

Programas da Ufes são destaque em seminário de boas práticas realizado pelo MEC

Programas da Ufes são destaque em seminário de boas práticas realizado pelo MEC | Foto: Divulgação

Os programas de permanência qualificada e conclusão dos cursos pelos estudantes, desenvolvidos pela Ufes, foram uns dos destaques do Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), nos 17 e 18 de outubro, no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em Brasília.

A pró-reitora de graduação da Ufes, Cláudia Gontijo (na mesa, de blusa rosa), foi uma das palestrantes convidadas para apresentar projetos e ações desenvolvidos pelas Ifes com foco no enfrentamento da evasão escolar e no incentivo à permanência e integração acadêmica. No evento, ela compartilhou com reitores e gestores de Ifes de todo o país os programadas e ações realizadas, dentre eles o Programa Permanecer e Concluir. “Esse evento demonstra a capacidade de escuta, principalmente da Secretaria de Educação Superior, além do reconhecimento e valorização das ações empregadas para enfrentar o desafio de garantir a permanência qualificada dos estudantes de ensino superior”, comentou.

Soluções

O Programa Permanecer e Concluir foi implantado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em 2023, visando a integrar projetos e ações com a finalidade de buscar soluções para os desafios enfrentados pelos estudantes e reduzir as taxas de evasão dos cursos. “Há um número expressivo de estudantes que rompe o vínculo com a instituição sem concluir o curso para o qual foi aprovado. Dessa forma, o programa foi criado com a participação das câmaras locais de Graduação, para responder a esses desafios, integrando ações existentes e, também, novas experiências”, explicou a pró-reitora.

Entre as ações específicas relacionadas ao Programa, Gontijo destacou a divulgação dos indicadores de qualidade da Universidade, que tem provocado um sentimento de corresponsabilidade com as iniciativas de permanência e de conclusão dos cursos pelos estudantes. Enfatizou também o envolvimento das coordenações, dos colegiados de curso, dos Núcleos Docentes Estruturantes, além de professores e estudantes, tendo como resultado a implantação de oito projetos voltados para a permanência estudantil em andamento em todos os Centros de Ensino da Universidade.

A pró-reitora explicou ainda que o Permanecer e Concluir faz parte de um conjunto de programas e ações de permanência qualificada e de conclusão dos cursos voltado para os estudantes da Ufes, que inclui o Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (ADA), o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino) e o de Formação docente.

Texto: Nábila Corrêa