fbpx
Início > Ufes realiza pesquisa de autoavaliação dos cursos de graduação junto aos estudante

Ufes realiza pesquisa de autoavaliação dos cursos de graduação junto aos estudante

Ufes realiza pesquisa de autoavaliação dos cursos de graduação junto aos estudante | Imagem: Divulgação/Ufes

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes está realizando uma pesquisa de autoavaliação dos cursos de graduação junto aos estudantes para conhecer a opinião deste público sobre questões do curso, como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, entre outras. O questionário foi encaminhado aos estudantes por e-mail e poderá ser respondido até o dia 30 de novembro de 2023 por meio deste link.

A enquete tem o objetivo de identificar as fragilidades e potencialidades dos cursos relativas ao ano vigente e servirá de base para a elaboração do Relatório de Avaliação Institucional (RAI) de 2023.

A realização da autoavaliação é uma das exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é item obrigatório para as Instituições de Ensino Superior (IES). Na Ufes, ela é conduzida pela CPA, responsável pela coordenação dos processos de avaliação, sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin).

As pesquisas de avaliação vêm sendo realizadas na Universidade desde 2004 e, a cada ano, é dirigida a grupos específicos da comunidade acadêmica. Em 2022, ela foi direcionada aos gestores da Ufes.

A Secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, explica que, além de ser uma exigência do Sinaes, a pesquisa é uma oportunidade para que a Administração Central da Ufes e as coordenações dos Centros de Ensino e dos cursos conheçam a opinião da comunidade universitária e definam ações de melhoria para os pontos que não forem bem avaliados. “O objetivo maior desta pesquisa é promover a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Por isso é muito importante a participação dos estudantes neste ciclo. Esse instrumento também servirá de apoio aos coordenadores, para que incluam a prática de autoavaliação de seus cursos”, afirma.

Texto: Thereza Marinho