Reprodução: Jornal Folha 1, de Baixo Guandu (ES)
O Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo (SECTI), Neto Barros, participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que reuniu dezenas de representantes de hubs de inovação e startups do ES e vários estados da federação.
“Fomentar a pesquisa e a popularização da ciência para a maior inclusão social no Brasil é um dos objetivos deste encontro. E a nossa participação demonstra o compromisso do governo do Espírito Santo em promover a inovação e o desenvolvimento econômico através da ciência e tecnologia”, falou Neto Barros.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece há 20 anos e se transformou em efetiva política de Estado que amplia o estímulo da comunidade científica e universidades, museus e escolas e empresas de base tecnológica em promover o desenvolvimento da cultura científica.
O encontro é uma parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científi ca, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
Neto enfatizou a importância da colaboração entre os estados e a União e colocou a Secti a disposição para construir políticas de inovação em parceria com o MCTI, apresentando os bons exemplos do ES, como a política estadual de criação de Ambientes Sociais de Inovação, a Popularização da Inovação (InovaPop) e o apoio aos hubs de inovação.
Experiência em gestão
Neto Barros é conhecido por sua vasta experiência em cargos públicos, incluindo dois mandatos como prefeito de Baixo Guandu, ocasião em que a arrecadação do Município dobrou e período que Guandu deu um salto no desenvolvimento socioeconômico e turístico levando o campeonato mundial de parapente para a cidade. A história de sua gestão também é marcada pela reforma administrativa e valorização do servidor público.
Neto Barros acredita que o avanço tecnológico pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de políticas e iniciativas que beneficiem o Espírito Santo e seus municípios. É mestrando em Desenvolvimento de Negócios e Inovação.