O Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEGPV) e o Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres promovem, nos dias 13 e 14 de novembro, no Auditório do IC-II, campus de Goiabeiras da Ufes, o III Colóquio Homens e a Violência contra as Mulheres – Gênero e Masculinidades: Saúde do Homem e Paternidade Responsável.
O evento é dirigido a pesquisadores, professores, estudantes e interessados no tema. As inscrições estão abertas até o início do Colóquio por meio deste formulário. Haverá emissão de certificados para os participantes. Veja a programação completa e outras informações na página do evento.
O Colóquio objetiva aprofundar as discussões sobre os estudos e questões de gênero acerca da violência contra as mulheres, a partir de uma abordagem que conecta o tema com as outras categorias da diferença social que envolve a cultura brasileira.
Entre os palestrantes, estão confirmados representantes da Ufes, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Prefeitura Municipal da Serra (PMS), da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES), de faculdades e de outros órgãos públicos vinculados ao tema.
De acordo com a professora e coordenadora do LEG, Beatriz Nader, os homens, influenciados por uma ideia de masculinidade construída pelo patriarcado, tendem a reprimir emoções e até problemas de saúde. Essa postura, segundo Nader, pode aprofundar problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, levando os homens a naturalizarem um comportamento agressivo.
“É essencial considerar a conexão entre a saúde do homem e seu comportamento diante das relações de gênero e de paternidade para uma convivência social mais segura e igualitária”, afirma a professora.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista em projeto de Comunicação)