fbpx
Início > Câmara de Vitória anuncia modernização no sistema de licitação com uso do Pregão Eletrônico

Câmara de Vitória anuncia modernização no sistema de licitação com uso do Pregão Eletrônico

Câmara de Vitória anuncia modernização no sistema de licitação com uso do Pregão Eletrônico | Foto: Arquivo/Câmara de Vitória

Vinte anos após a promulgação da Lei do Pregão, a Câmara Municipal de Vitória pela primeira vez adota o Pregão Eletrônico como sua nova modalidade de licitação. A iniciativa é um marco para o Legislativo Municipal, que visa ampliar a transparência nos processos e fomentar a competitividade entre os fornecedores.

Além do aumento da competitividade, a nova modalidade também representa um avanço significativo em termos de transparência. Com todas as etapas do processo sendo realizadas de forma online, fica mais fácil para a população e órgãos de controle monitorarem e acompanharem as licitações em tempo real.


“Este é um passo gigante para a modernização do nosso sistema de licitações e para a economia de recursos públicos. Estamos alinhados com as melhores práticas adotadas em outras cidades e esperamos que essa mudança traga benefícios significativos para Vitória”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Leandro Piquet.

Segundo a Câmara, a expectativa é que a implementação do Pregão Eletrônico resulte em licitações mais ágeis, transparentes e econômicas, refletindo em uma gestão pública mais eficiente e em sintonia com as demandas da sociedade atual.

O que é pregão eletrônico?

O pregão eletrônico é uma modalidade de compras utilizada pelos órgãos do governo para buscar fornecedores para as suas necessidades. Trata-se de um processo licitatório de baixo custo, já que todo o procedimento é feito de forma online. O pregão eletrônico tem sempre dia e horário marcados para acontecer. Essas informações também são divulgadas via edital. Assim, no dia da disputa, o pregoeiro abre o edital e autoriza que as empresas iniciem os envio dos lances.

O pregão eletrônico tem sempre dia e horário marcados para acontecer. Essas informações também são divulgadas via edital. Assim, no dia da disputa, o pregoeiro abre o edital e autoriza que as empresas iniciem os envio dos lances. pregão eletrônico é dividido em 3 fases: 1) Abertura; 2) Aviso de Iminência; 3) Encerramento aleatório. Após esse período, e em até 30 minutos, o próprio sistema inicia a fase do encerramento aleatório e determina, de forma aleatória, o encerramento efetivo do recebimento de lances.