De acordo com a Fecomércio, o boom nas vendas é decorrente da atual conjuntura favorável
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo avançou pela quinta vez consecutiva em outubro. O crescimento foi de 1,6% na passagem de setembro para outubro. Com o resultado, o indicador avançou no nível de satisfação (acima de 100 pontos), registrando 110,5 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2022 apresentou alta de 28,1%.
Esses números constam no levantamento analisado pela Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice varia de 0 a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação e acima de 100 indica satisfação com as variáveis estudadas.
Mais intenção de continuar comprando
Na comparação mensal dos sete subíndices que compõem a intenção de consumo das famílias, seis apresentaram variações positivas. Houve um maior crescimento para o “Nível de Consumo Atual” (+3,8%), que reflete a avaliação da situação de consumo atual das famílias e pode indicar uma maior intenção de continuar comprando. Destaque também para “Avaliação do momento para Compra de bens duráveis” (+3,5%), sobre a conveniência das famílias de comprar bens duráveis, como eletrodomésticos e veículos, em um determinado momento.
Os outros são: “Perspectivas de Consumo” (+2,4%), que mede a expectativa das famílias em relação ao seu poder de compra futuro e à sua capacidade de adquirir bens e serviços; “Segurança em relação ao Emprego Atual” (+1,6), que positivo indica um mercado de trabalho sólido; “Acesso ao crédito” (+0,7), sobre a conveniência de fazer compras a prazo, ou seja, comprar produtos e serviços parcelados; e “Satisfação com a Renda Atual” (+0,4), que avalia a percepção das famílias em relação à situação financeira atual e a renda disponível para gastos.
Como destaque negativo, o subíndice “Perspectivas de melhores Condições Profissionais” (-0,3%) foi o único que sofreu queda no mês. Quando observados os índices, em pontos, destacam-se “Perspectivas de Consumo” (134,5 pts), seguido de “Segurança em relação ao Emprego Atual” (130,7 pts); “Satisfação com a Renda Atual” (129,0 pts); “Perspectivas de melhores Condições Profissionais (108,6 pts); “Acesso ao Crédito” (102,5 pts); “Nível de Consumo Atual” (89,4 pts); e “Avaliação do momento para Compra de bens duráveis” (79,1 pts).
Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora do Observatório Connect da Fecomércio-ES, são vários os fatores que estão contribuindo para melhores condições de consumo, como o controle da inflação, a queda nos juros, a disponibilização de benefícios de renda e os mutirões de renegociação de dívidas. Além disso, o mercado de trabalho formal vem mostrando resultados positivos, o que tem dado mais segurança para as famílias, impactando na maior disposição para compras. “A chegada do segundo semestre já movimenta o comércio de bens e serviços e concentra datas importantes para as vendas. Para além das vagas efetivas, contribui ainda para o cenário a abertura de 6.000 vagas temporárias de fim de ano, conforme relatório divulgado pela equipe Connect”, afirma a coordenadora.
Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.