A organização não governamental americana LN4 é a doadora das próteses
As pessoas que possuem deficiência e necessitam de uma prótese de mão, tem uma oportunidade de obter uma gratuitamente. O Rotary Club, em parceria com a ONG americana LN4 Hand Project e em associação com Michael Mendonça e Maurice LeBlanc, do projeto Mãos Solidárias, do Rotary Club Londrina Alvorada, no Paraná, fazem a doação a quem necessita.
Foi desenvolvida uma mão artificial a baixo custo e que mantivesse um alto nível de qualidade. Após anos de teste, o produto final foi denominado de mão Protética LN4.As próteses são distribuídas de forma gratuita para as pessoas que necessitam. A solicitação,pode ser feita em qualquer distrito do Rotary Club no Brasil. Ou ainda através do site oficial do programa, que é www.mobilidadeparatodos.org.
Há um aviso de que devido à alta procura das próteses de mão, os pedidos estão entrando em uma lista de espera para o próximo lote e serão enviadas no ano que vem, assim que chegarem no Brasil. A prótese é facilmente acoplada no antebraço e fixada através de fitas de velcro. Para que este dispositivo seja melhor adaptado, os receptores devem ter 14 cm de membro residual, medido da ponta do cotovelo até a ponta do braço restante.
Além disso, não pode haver dedos, polegar ou pulso restantes, pois eles interferem e provavelmente serão mais úteis do que a prótese. O braço deve ser flexível e totalmente cicatrizado, sem feridas abertas ou ataduras para interferir com a fixação.
Exigência
O Grafitti News entrou em contato com os representantes do projeto Mobilidade para Todos em Cascavel (PR) e falou com a rotariana Rebeca Venazzi. Ela garantiu que as solicitações podem ser feitas de todo o Brasil, mas alertou que não são todas as pessoas que se qualificam para receber. Ela disse que não é solicitado declaração de rendimento, podendo ser feito por qualquer pessoa que não tenha a mão;. Explicou que a limitação se concentra no tamanho do braço, que tem que ser suficiente para acoplar a prótese.
“Precisa ter pelo menos 14 centímetros de coto depois do cotovelo, para a prótese poder se acoplar de forma correta”. A rotariana lembrou que não é uma prótese de braço, mas de mão. Explicou que a mão mecânica é bem simples, precisando ser aberta e fechada manualmente e de forma externa. “Ela tem duas garras, que dá para abrir e fechar empurrando em uma superfície”, prosseguiu. O usuário vai poder fazer muita coisa que não podia antes, completou. “O ideal é que as pessoas procurem o Rotary Club para fazer o pedido, porque aí tem toda uma assistência junto.
Serviço:
Em Vitória (ES), o Distrito 4410 do Rotary Club fica localizado na Av. Nossa Sra. da Penha, 280, Ed. Praia Center, 101, com o telefone (27) 3345-2022.