A reforma do Edifício Valia, de propriedade do Governo do Estado e localizado na rua Duque de Caxias, no Centro Histórico de Vitória (ES), está contribuindo para o aumento de assaltos para quem utiliza a histórica Escadaria.Maria Ortiz. Os tapumes da obra estão ocupando a metade da escadaria, contribuindo para que o local tenha se transformado em atrativo para os assaltantes. Os crimes ocorrem a qualquer hora do dia.
O cronograma prevê que a conclusão da reforma deve ser em dois anos, o que somente vai ocorrer daqui a um ano, em novembro de 2024. Os moradores do Centro estão evitando utilizar a Escadaria Maria Ortiz, mas os visitantes que desconhecem o perigo passam a ser vitimas de assaltos, principalmente de telefones celulares.
Rotina de assaltos na Escadaria Maria Ortiz
As cameras de segurança instaladas no Centro de Vitória, pelo comerciante Eugênio Martini, mostram a rotina dos assaltos na escadaria. Não há um horário onde ocorre a maior incidência. É qualquer horário do dia ou da noite. De acordo com os moradores e comerciantes da proximidade, a obra de reforma vem sendo feita de forma lenta, pela empresa WL Construções e Serviços Ltda ME, mas dentro do cronograma .
A construtora foi a vencedora da Concorrência 020/2022, realizada pelo DER-ES, quando se habilitou no certame ao apresentar o valor de R$ 3.711;994,09, para promover a reforma e retrofit da edificação. O retrofit é uma técnica de revitalização em construções antigas adaptando às necessidades atuais, com instalação de infraestruturas modernas.
O Edifício Valia é um prédio com sete andares, projetado em 1973 pelo arquiteto capixaba Marcelo Vivácqua, o mesmo que idealizou o edificio-sede da Prefeitura de Vitória. Depois de reformado, o prédio será utilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), onde irá acomodar aproximadamente 70 servidores. O prédio éconta com mezanino e cobertura. De acordo com o projeto estão previstos andares corporativos para atividades administrativas e área de lazer na cobertura com vista para a Praça Oito e Baía de Vitória.