A 8ª edição do Projeto Jayme Itinerante aconteceu na Arena Esportiva, em Jacaraípe, na Serra, e envolveu o Comitê de Saúde do Idoso de Jacaraípe. Dessa vez, o tema discutido pela equipe do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado também na Serra, foi saúde do homem, com destaque para a campanha Novembro Azul. A ação aconteceu no último 21 de novembro.
A temática foi desenvolvida por meio de um circuito de saúde que integrou homens e mulheres. As atividades propostas incluíram aferição da pressão arterial, medição de glicemia, avaliação nutricional, além de orientações nutricionais específicas para a prevenção do câncer de próstata. Ao todo, cerca de 50 idosos foram contemplados com os serviços oferecidos pelo Projeto.
“O Projeto Jayme Itinerante tem a premissa de ir além dos muros, queremos nos aproximar da comunidade. Vimos no Comitê de Saúde do Idoso a oportunidade de levarmos informação e conhecimento a esse público que, sem dúvida, é multiplicador do saber”, destacou a coordenadora do CEPI do Hospital Dr. Jayme, Patrícia Teixeira.
A ação contou com a participação de dez acadêmicos de Enfermagem, cinco acadêmicos de Nutrição, além de três professores e dos colaboradores do Hospital Dr. Jayme liderados pela coordenadora do CEPI, Patrícia Teixeira.
“Ao unir conhecimento acadêmico e ação social, reforçamos nosso compromisso em impactar positivamente as comunidades locais, contribuindo para uma sociedade mais saudável e consciente”, completou o diretor geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva.
Projeto Jayme Itinerante
O Projeto Jayme Itinerante foi idealizado pelo setor de Projetos Sociais da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. A iniciativa tem como objetivo zelar pela comunidade do entorno e praticar cidadania.
Idealizado para promover educação e promoção à saúde de forma preventiva, o Projeto Jayme Itinerante nasceu em junho de 2014, explorando diversos temas, como a luta contra queimaduras, gravidez na adolescência, drogas, bullying, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, entre outros. A didática é levar o conhecimento, por meio de profissionais da instituição, para fora dos muros do hospital.
Serviço:
O Projeto Jayme Itinerante ocorre todo mês. Para que sua escola ou organização seja contemplada, basta solicitar a visita por meio do telefone (27) 3331-7713 ou envie e-mail para fabiana.colares@hejsn.aebes.org.br.