A Arquiconfraria Irmandade de São Benedito do Rosário realizou nesta última quarta-feira, 27 de dezembro de 2023, pelas ruas do Centro Histórico de Vitória (ES) a centenária procissão de São Benedito do Rosário. O evento religioso, que seguiu o seu tradicional ritual, encantou os religiosos, historiadores, moradores do Centro e os turistas.
Às 17 horas a procissão deu início à sua caminhada em direção à Catedral Metropolitana de Vitória, onde às 18 horas foi celebrada a Missa com a presença da imagem de São Benedito. Um dos pontos altos da procissão foi quando o cortejo se aproximou da Igreja Nossa Senhora do Carmo , que tocou os sinos em homenagem a São Benedito.
Tradição
Outro destaque foi quando a procissão passou em frente ao Convento de São Francisco, onde os fieis que transportavam a imagem pararam para descansar e colocaram a imagem de frente à antiga igreja. Foi ali que surgiu a tradição da devoção, na então Ladeira da Tapera, que surgiu a primeira irmandade de São Benedito, no ano de 1595. Anos depois, outra irmandade de São Benedito foi fundada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e ambas passaram a dividir a única imagem do santo que havia na cidade.
O santo é carregado pelos devotos do povo – que se alternam na função devido ao peso do andor, sempre enfeitado com rosas vermelhas. A procissão é acompanhada pela banda Philarmônica Rosariense. Ao entrar na Fonte Grande, a procissão foi saudada por muitos fogos. Após a Missa em louvor a São Benedito, na Catedral, a procissão seguiu pela Rua Dionísio Rosendo,para retornar à Igreja de São Benedito do Rosário, localizada na Rua São Benedito.