fbpx
Início > Segunda dose da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 está disponível

Segunda dose da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 está disponível

Segunda dose da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 está disponível | Foto: Divulgação

Por desconhecimento, o capixaba não está se protegendo com a segunda dose de reforço da vacina bivalente, contra o Covid-19. Ao mesmo tempo há avanço do contágio devido a novas variantes. São poucas pessoas que estão procurando a unidade de saúde para se vacinar. A atual campanha, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) é direcionada à população a partir de 60 anos e em pessoas com mais de 12 anos de idade imunocomprometidos que tenham se vacinado há mais de seis meses contra a doença.

O Grafitti News esteve nesta última quarta-feira (3) na Unidade de Saúde Geny Grijó, que atende parte dos moradores do Centro Histórico de Vitória, e constatou a facilidade, para que as pessoas, contempladas na atual fase de vacinação, estão encontrando. Basta chegar no guichê de atendimento e apresentar um documento de identidade com foto. Como não há grande demanda, o atendimento ocorre na mesma hora. O paciente deve levar ainda o cartão de vacinação, para que ele seja atualizado.

A Secretaria da Saúde (Sesa) foi procurada e informou que a população-alvo para a vacina Bivalente, contra o Covid-19, é orientada pelo Ministério da Saúde, com base nas estimativas populacionais da Coordenadoria-Geral de Análises e Estatística (CGIAE). “A Sesa ressalta que as doses são enviadas aos municípios regularmente e estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo o estado. Cada município define a estratégia de vacinação, com ou sem agendamento prévio”, disse a Sesa-ES em nota.

Agendamento

Para outros municipios do Espírito Santo, onde é exigido o agendamento, a Secretaria disse quer o sistema Vacina e Confia disponibiliza a opção de agendamento para as municipalidades que desejarem, porém o uso da funcionalidade é facultativo.

A Sesa-ES lembrou que o município de Vitória utiliza um sistema próprio para agendamento e, portanto, não abre sua agenda por meio do Vacina e Confia. “A Sesa ES não possui governabilidade sobre o sistema de agendamentos do município de Vitória!”, ressaltou aquela Pasta.

“Para se vacinar, o cidadão deve apresentar um documento de identificação com foto. No caso dos pacientes imunocomprometidos, será possível a apresentação de medicamentos em uso ou resultados de exames ou receitas médicas ou relatórios/declarações médicas ou qualquer outro documento que evidencie a situação do imunocomprometimento do indivíduo”, conclui a Secretaria em sua nota enviada ao Grafitti News.