fbpx
Início > Restaurante Popular de Vitória (ES) será reaberto no primeiro semestre de 2024

Restaurante Popular de Vitória (ES) será reaberto no primeiro semestre de 2024


Nas prefeituras da Grande Vitória, como Cariacica, Vila Velha e Serra, não houve anúncios de reabertura dos restaurantes populares, semelhante a esse que está sendo feito pela Prefeitura de Vitória


Restaurante Popular de Vitória (ES) será reaberto no primeiro semestre de 2024 | Foto: Leonardo Duarte Ribeiro/PMV

Lançado no início do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dentro do Programa Fome Zero, Vitória (ES) teve um restaurante popular, que foi fechado pelo ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania). Agora, o atual prefeito da Capital capixaba, Lorenzo Pazolini (Republicanos) está anunciando a reabertura do Restaurante Popular ainda no primeiro semestre deste ano no mesmo endereço: Rua Hermes Curry Carneiro, na Ilha de Santa Maria.

No local estão sendo executadas obras de reforma, sob o custo de R$ 3 milhões. A reabertura do Restaurante Popular vai garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preços acessíveis e diferenciados, de acordo com o perfil socioeconômico dos usuários. Além disso, serão ofertadas refeições diariamente e também atividades de educação alimentar e nutricional para orientar e contribuir para que seus frequentadores tenham uma vida mais saudável. O valor da refeição não foi divulgado.

O Restaurante Popular de Vitória foi implantado em dezembro de 2005, através do aluguel do antigo restaurante do Sesc, no Bairro Parque Moscoco, pelo ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT). Seis anos depois, em 2012, foi inaugurada a sede própria, na Ilha de Santa Maria, e as atividades foram interrompidas por ordem do ex-prefeito Luciano Rezende, em dezembro de 2016.

Equipamento foi salvo devido à ação do MPES

Desde então, o imóvel está fechado e o equipamento foi deteriorado. Somente não foi destruído na gestão de Rezende, que desejava o espaço para implantar uma outra atividade, porque o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) obteve decisão judicial para que os equipamentos fossem preservados.

A atual reforma contempla a reestruturação de todo o prédio com salas de administração, nutricionista e assistente social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiário de funcionários e banheiros.

As intervenções acontecem ainda itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e atendem a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional – Losan Lei nº. 11.346/2006, na qual o restaurante enquadra-se como unidade de proteção alimentar. E atende ainda a Lei Municipal 8.401/2012 – Sisan Vix.

“Estamos visitando as obras do Restaurante Popular de Vitória, um importante equipamento público que vai passar a funcionar em 2024, garantindo a segurança alimentar e nutricional e, principalmente, cidadania e respeito a todos os moradores da capital. A nossa gestão cuida efetivamente de quem mais precisa”, disse o prefeito, Lorenzo Pazolini em visita feita, na última semana, à obra de reforma.

Principais mudanças:

Entrada

Instalação de um gradil de 2,50 metros de altura em toda a extensão da fachada para melhorar o controle de acesso.

Acessos e Calçada

A calçada será refeita em concreto estrutural vibrado e terá a reposição de novas peças para o piso tátil. As rampas e escadas de acesso serão mantidas, se fazendo necessário a substituição do revestimento do piso pelo piso de granito cinza andorinha.

Fachada

Serão demolidos os elementos de concreto dos antigos vãos que hoje se encontram fechados.

Área Interna

Nas áreas públicas (salão do refeitório, banheiros e apoio) os acabamentos de parede serão substituídos

Recepção

Na entrada principal, na recepção, foi mantido o revestimento de pastilha existente que receberá uma pintura.

Salão

Novo piso em porcelanato.

Hall/Lavabo

Todas as paredes terão os revestimentos substituídos.

Sanitários Acessíveis

Reformados para atender a norma de acessibilidade.

Cobertura

Telha termoacústica tipo telha/telha em aço galvalume.