A cobertura de lona do Terminal de Itaparica, que fica próximo ao mar, em Vila Velha (ES), não suportou, mais uma vez, às fortes chuvas que caíram no Espírito Santo no final deste último domingo (21) e rompeu. O terminal de ônibus urbano é diferente dos demais da Região Metropolitana de Vitória, que utilizam, telhado convencional. A obra, em Itaparica, já foi interditada em 2018, quando outra tempestade arrancou as lonas de cobertura, exigiu um gasto de recuperação de R$ 12,24 milhões em dinheiro público e uma demora de dois anos para voltar a funcionar.
O rasgo na lona que faz a cobertura no terminal, neste último domingo, exigiu a imediata suspensão de duas plataformas e atingiu as linhas 585 – T. Itaparica / Jardim Botânico via Leste-Oeste – Circular e 593 – T. Itaparica / Vista Linda via Vale Encantado – Circular. O caos dessa vez trouxe apreensão entre os usuários, mas não trouxe a interdição total do terminal por vários meses, como ocorreu.
A obra que, ao invés de utilizar telhados tradicionais optou em usar lonas sobre um vão extenso, foi executada pela empresa IMG Aliança Construções e Serviços Ltda., que venceu o processo de licitação. “Com a chuva ocorrida em 07/02/2021 foi possível constatar que os elementos de captação das águas pluviais da cobertura não apresentavam a estanqueidade necessária para se garantir a segurança e conforto dos usuários”, afirma o Relatório de Inspeção 00002/2021-3 do Tribunal de Contas do Espírito Santo, na página 11, e que foi realizado entre 18 de março de 2020 e 30 de abril de 2021.
Ceturb anuncia nova recuperação da lona
Procurada pela imprensa, na manhã desta última segunda-feira (22), a Ceturb, a companhia do Governo do Espírito Santo que recencia o transporte público do sistema Transcol e os terminais de ônibus, anunciou que vai recuperar a destruição parcial da lona. No entanto, a Ceturb não informou o valor do dionheiron público a ser gasto , nem o nome da empresa e nem qual a forma em que foi contratada.Também não foi revelado o prazo para a recuperação.
A falta de resistência das lonas de cobertura do Terminal de Itaparica são frequentes, em período de chuvas intensas. Em janeiro do ano passado, uma parte das lonas ficou também danificada após um temporal.
Alerta da Defesa Civil e o acumulado de chuvas no último domingo
Após os elevados acumulados de chuva no final deste último domingo na Grande Vitória e Domingos Martins, onde Cariacica teve o nível máximo do Espírito Santo, com 84,02 milimetros, seguido de Vila Velha (81,88 mm), Domingos Martins (65,43 mm), Vitória (59,68 mm) e Viana (56,56 mm), para esta terça-feira (23), a Defesa Civil do Estado apposta em uma redução do nível de perigo. De elevado, para moderado.
Mas, mesmo assim aponta para riscos de movimento de massa em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Nova Venécia, Guaçui e Alegre, além de risco hidrológico em Cariacica, Serra e Vila Velha. Para que a populalção interessada acompanhe a evolução do quadro relacionado às chuvas no Estado, a Defesa Civil orienta que seja acessado o site oficial www.alerta.es.gov.br.