Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), analisados pela Equipe Connect Fecomércio-ES
As atividades turísticas do Espírito Santo acumularam, no ano de 2023, um crescimento de 1,2% em relação a 2022, segundo o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Estado, divulgado neste mês de fevereiro. A pesquisa mostra também que houve avanço de 2,4% do total de pessoas empregadas nos segmentos turísticos entre o 1º e o 3º trimestre de 2023, no Espírito Santo. Na análise da Equipe Connect Fecomércio-ES, isso mostra a magnitude do impacto que o turismo capixaba tem potencial para gerar.
O segmento mais representativo foi o da alimentação, com 54,1% do número de pessoas ocupadas no 3º trimestre de 2023. O setor de transporte teve 31,3%, seguido por atividades culturais e desportivas, com 5,1% no mesmo período.
Na variação de pessoas empregadas no turismo capixaba, o setor de hospedagem (alojamento) registrou crescimento nos três primeiros trimestres de 2023, totalizando avanço de 12,7% no período.
O fechamento do ano de 2023 do turismo brasileiro ficou 6,9% maior que em 2022. Os destaques positivos foram para Minas Gerais (15,0%), Rio de Janeiro (11,5%) e Bahia (11,4%).
O desempenho do Espírito Santo foi o décimo melhor entre os doze estados brasileiros pesquisados. O resultado, na análise da Equipe Connect Fecomércio-ES, foi um reflexo do comportamento mais positivo do indicador no primeiro semestre de 2023, porém com uma sequência de quedas ao longo do segundo semestre.
Um histórico maior dos dados mostra que o setor se recuperou das restrições de circulação de pessoas e demais efeitos da pandemia mais rápido que o esperado e teve que se reinventar para responder às mudanças do perfil das viagens. Agora, tem por desafio enfrentar a maior competitividade com outros destinos, o efeito do endividamento das famílias e a alta dos preços dos itens de viagens.
A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela assessoria econômica da Fecomércio-ES, a Equipe Connect. A pesquisa pode ser acessada na íntegra na aba do Connect, no site da Fecomércio-ES.