Apesar de ter sido constatada uma leve redução no fluxo de passageiros nos terminais de ônibus do sistema Transcol, na manhã desta segunda-feira (22), os ônibus com janelas lacradas e com ar condicionado continuam circulando superlotados. Na manhã deste início de semana, cinco dias após a entrada em vigor do Decreto estadual 4.838-R, que estabelece quarentena em todos os 78 municípios do Espírito Santo de 18 a 31 de março, haviam filas e ônibus com passageiros em pé entre 6h e 6h30.
No Terminal do Transcol de Jardim América haviam as filas habituais, principalmente para os ônibus que vão em direção à Vila Velha e Serra. As linhas alimentadoras, proveniente dos bairros, chegavam no terminal com todos os assentos ocupados e com alguns passageiros em pé, em um número pouco menor do que foi verificado nas últimas quinta (18) e sexta-feiras (19), nos primeiros dias de vigência do decreto estadual.
Janelas lacradas
A continuidade dos ônibus com ar condicionado na vigência das medidas restritivas e no pico da segunda onda do novo coronavírus (Covid-19) chama atenção, uma vez que na primeira onda da pandemia o Governo do Estado havia proibido a circulação desses veículos com janelas lacradas. Os infectologistas chamam atenção para a insistência da Ceturb em manter esses ônibus circulando, uma vez que eles são as maiores fontes de contaminação pelo Covid-19.