fbpx
Início > Sesa desmente fake news bolsonaristas e diz que não há mortes em fila de espera hospitalar em São Mateus

Sesa desmente fake news bolsonaristas e diz que não há mortes em fila de espera hospitalar em São Mateus

Sesa desmente Fake News bolsonarista de que pacientes de Covid-19 estão morrendo por falta de leitos em São Mateus | Foto: Sesa

Em comunicado no final da noite deste domingo (21), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desmentiu Fake News espalhados pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, em redes sociais bolsonaristas. A Sesa “esclarece que ‘não procede’ a informação de que pacientes estão morrendo na fila de espera para internação no Hospital Estadual Dr. Roberto Silvares, em São Mateus”.

A Sesa informou que, “apesar de a ocupação do hospital estar em nível crítico, a Central de Regulação da secretaria está executando as transferências e, além disso, há altas programadas de pacientes.A Sesa ressalta que desde o início da pandemia o Governo do Estado adotou a estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e o fortalecimento do papel da regulação do Estado, visando à garantia do acesso à atenção hospitalar em todas as regiões e a todos os pacientes que desenvolvam formas graves da doença”.

Boa parte dos Fake News que circulam nas redes sociais, com o intuito de prejudicar o combate ao Covid-19 e ao fechamento das atividades comerciais, para evitar o aumento do contágio e morte pelo novo coronavírus, saem de gabinete de deputados estaduais apoiadores de Bolsonaro. Até agora a Assembleia Legislativa não abriu um procedimento disciplinar ético para punir esses parlamentares.

Novos leitos

Foi dada a informação de que a rede SUS está sendo ampliada por meio do “Programa Leito Para Todos” e novos leitos serão abertos nos próximos dias. A expectativa é que até o final do mês de abril a rede SUS capixaba esteja ofertando 900 leitos de UTI Covid. Atualmente, o estado conta com 793 leitos de UTI e 778 de enfermaria, exclusivos para pacientes Covid.

A Sesa ressalta que segue trabalhando intensamente no enfrentamento da pandemia e monitorando a curva da doença no estado, assim como a ocupação de leitos, para garantir que não haja comprometimento no atendimento dos pacientes Covid e não Covid. No entanto, é necessário que a população siga as orientações do governo quanto às medidas de isolamento para diminuir a transmissão da doença. Os dados sobre ocupação de leitos nos hospitais de referência para atendimento de pacientes com a Covid-19 estão no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

Reblin afastado

Também no final da noite deste último  domingo, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, enviou um vídeo onde informa que está em isolamento após obter o diagnóstico positivo para a Covid-19. No vídeo ele diz que está em isolamento social juntamente com familiares, mas que pretende nos próximos dias atuar nos programas estaduais de combate ao coronavírus remotamente.