O objetivo, segundo o MPES, é fortalecer a segurança dos alimentos
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Regional do Consumidor, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Vigilância Sanitária (VISA) de Cariacica, e em colaboração com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizarão a “Semana da Rastreabilidade” na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de março, das 7h30 às 10 horas.
O objetivo da semana é orientar produtores e comerciantes sobre a importância da rastreabilidade, enfatizando o papel dos órgãos fiscalizadores nesse contexto. Para a ação foram convidados, para prestarem apoio, diversos outros órgãos como o Procon do Espírito Santo, o Procon Municipal de Cariacica, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC) do MPES, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat) e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais de Vila Velha, Vitória e Serra.
Vale ressaltar que a Ceasa desempenha papel fundamental na distribuição da maior parte dos produtos de hortifruticultura para a região metropolitana da Grande Vitória.
Na segunda-feira (18), haverá uma reunião no local, seguida de orientação direta aos produtores e comerciantes sobre a importância e a necessidade de cumprir as normas relacionadas à rastreabilidade, às 7h30 na Ceasa. Nos dias 19 e 20 de março, no período da manhã, equipes dos órgãos participantes vão reforçar as orientações transmitidas no primeiro encontro.
Na quinta feira (21), às 9 horas, no auditório da Ceasa, representantes do MPES, Seag, Incaper, Idaf, Mapa, Sefaz e Vigilância Sanitária de Cariacica realizarão uma palestra sobre o tema da rastreabilidade para os produtores que atuam no local.
Portaria da Rastreabilidade
O Estado conta desde 2017 com a Portaria da Rastreabilidade. A normativa tem o objetivo de rastrear a produção de frutas e hortaliças produzidas e comercializadas no Estado para identificar todos os elos da cadeia de produção, gerando, ainda, maior segurança dos produtos e qualidade da oferta aos consumidores. A íntegra da Portaria pode ser acessada clicando neste link.