A autoridade francesa manterá agenda em quatro cidades brasileiras até o dia 28 de março
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe nesta terça-feira (26) o presidente da França, Emmanuel Macron, para uma série de agendas ambientais, políticas e estratégicas. De acordo com a Presidência da República, a viagem intensifica a cooperação entre Brasil e França e estreita os acordos comerciais entre os países.
Macron manterá agenda em Belém (PA) nesta na terça-feira e depois em Itaguaí (RJ), já na manhã dessa quarta´feira (27), depois em São Paulo (SP), ainda na tarde da quarta-feira e em Brasília (DF) na quinta´feira. Com exceção de São Paulo, o presidente Lula acompanhará a visita em todas as cidades.
Recepção em Belém
Na primeira parada, Lula recepciona o presidente francês ao Brasil e ambos seguem para a Ilha do Combu, onde visitam comunidades locais e encontram líderes indígenas. Os presidentes vão discutir o bioma amazônico, tema de interesse entre os dois países – a Guiana Francesa, departamento ultramarino da França, possui cerca de 1,4% da floresta em seu território.
A agenda é centrada na preservação ambiental e na agenda climática, no desenvolvimento econômico local, na promoção do comércio e da integração das áreas fronteiriças e nas comunidades indígenas.
“Líderes da comunidade (de diferentes etnias inclusive) estarão lá para ter uma conversa franca, aberta com os dois presidentes sobre os seus desafios e as questões que eles enfrentam e como, tanto a França como o Brasil podem ajudá-los a ter uma vida melhor”, explicou a embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores (MRE), durante recente briefing à imprensa.