fbpx
Início > Vitória (ES) está entre as 59 cidades prioritárias do Alimenta Cidades

Vitória (ES) está entre as 59 cidades prioritárias do Alimenta Cidades

Vitória (ES) está entre as 59 cidades prioritárias do Alimenta Cidades | Fotos: Senado Federal e PMV

Vitória, a capital do Espírito Santo, foi incluída pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) entre as 59 cidades brasileiras que vão implementar a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. A Portaria MDS Nº 972, de 26 de março de 2024 definiu que Vitória (ES) tem 777 pessoas em situação de rua.

A portaria estabelece que, durante o período compreendido entre o último mês de março de 2024 e dezembro de 2026, os municípios poderão manifestar interesse em receber apoio institucional e técnico para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.822, de 2023.

A diretora Patrícia Gentil, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, salientou a importância da iniciativa: “Temos a missão tirar o Brasil do mapa da fome.   A Estratégia Alimenta Cidades é um chamado do governo federal para atuar junto com as cidades brasileiras na adoção de ações e programas que possibilitem o acesso, a oferta e a disponibilidade de alimentos saudáveis para a população mais vulnerabilizada”.

Confira a inclusão de Vitória (ES) no programa do programa federal Alimenta Cidades | Tabela: MDS

Critérios

Para seleção dos municípios foram definidos os seguintes critérios:

  • – Municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, segundo o resultado do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • – Capitais brasileiras; e
  • – Municípios das regiões Sul e Sudeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, também segundo o Censo para o ano de 2022, e que estejam entre os 20 municípios destas regiões com a maior quantidade de população em situação de rua, conforme registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Divulgação do Governo Lula sobre a inclusão de Vitória no programa nacional | Imagem: Divulgação

Embora o documento especifique quais municípios receberão apoio, o MDS trabalha para incentivar todos os municípios brasileiros para que implementem as ações previstas na Estratégia, para que participem das atividades de formação oferecidas pelo Alimenta Cidades e para que integrem a Rede Urbana de Alimentação Saudável (RUAS).

Segundo a diretora, a Estratégia Alimenta Cidades pretende contribuir com o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e o enfrentamento da situação de insegurança alimentar vivida no contexto dos municípios brasileiros. Entre as ações previstas destacam-se o incentivo a ações do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana a redução de perdas e desperdícios de alimentos, o fortalecimento das Cozinhas Solidárias, ações de educação alimentar e nutricional nos sistemas de saúde, assistência e educação, entre outras.

Serviço:

As informações completas sobre a adesão ao Alimenta Cidades estão disponíveis na portaria, que pode ser visualizada, em arquivo PDF, clicando neste link.