fbpx
Início > Em Santa Teresa (ES), INMA integra programação da Semana Nacional de Museus

Em Santa Teresa (ES), INMA integra programação da Semana Nacional de Museus


Entre esta terça-feira (14) e o próximo sábado (18), acontecerão atividades no parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa (ES), como parte da programação da Semana Nacional de Museus


Em Santa Teresa (ES), a programação prevê a exibição de vídeos e fotos raras do cientista Augusto Ruschi, como esta acima, onde ele posa segurando um garrafão de vinho dentro de um bar, com um grupo de descendentes italianos | Foto: Divulgação/INMA

O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), cuja sede fica em Santa Teresa (ES), integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, as atividades buscam promover a reflexão sobre a importância do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML) para a pesquisa, educação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Nesta terça-feira (14), os visitantes poderão apreciar imagens inéditas da cidade e participar do processo de identificação de antigos moradores, em um bate-papo descontraído sobre as recordações guardadas no arquivo pessoal do naturalista Augusto Ruschi.

“Abrindo o baú de memórias do Ruschi” apresenta, entre outras imagens, um registro visual filmado em Super-8 no início dos anos 1970, contendo cenas festivas da cidade de Santa Teresa (ES), recém-descoberto. A atividade, coordenada pela historiadora Alyne Gonçalves, acontece às 15 horas, no auditório do INMA, e é parte também da programação da Semana de Arte de Santa Teresa, promovida pela Prefeitura Municipal.

O cientista capixaba Augusto Ruschi teve seu rosto e a sua paixão pelos colibris estampadas nas notas de Quinhentos Cruzados Novos | Fotos: Arquivo/Banco Central

Botânica

No sábado, 18 de maio, Dia Internacional de Museus, também é o Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas. Assim, entre 9 e 16 horas, o INMA promove diversas atividades relacionadas à botânica, uma de suas linhas de atuação. Os visitantes serão guiados por pesquisadores para um olhar diferente durante o passeio: reconhecer espécies de plantas pelo parque e observar a floresta suspensa – as diversas espécies de epífitas que vivem nos troncos das grandes árvores.

Além disso, haverá oficinas de macramê e de mandalas florais. “Com o macramê, fazemos suporte para vasos de plantas. Para sua confecção, podemos usar linhas e barbantes feitos com algodão. Nas mandalas, usamos flores e folhas, e a cola que vai envernizá-la pode ser feita a partir do quiabo, um alimento comum na nossa culinária. Nossa proposta é mostrar como as plantas fazem parte da nossa vida”, explica a botânica Nara Motta, pesquisadora do INMA.

Lançamento de livro

No mesmo dia, a partir das 18 horas, haverá o lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”, da escritora teresense Leni Cruz Mota, e abertura da exposição “Tem um peixe no céu”, com aquarelas de Sandra Coelho do Valle.

O livro foi produzido pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST) e a exposição, pela mesma instituição em parceria com o INMA.

O INMA destaca que todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Serviço:

Museu de Biologia Prof. Mello Leitão / INMA (Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES)

14/05/2024 – 15h às 17h

“Abrindo o Baú de Memórias do Ruschi” – exibição de filme inédito do Arquivo Augusto Ruschi (INMA), da década 1970, para que o público ajude a identificar antigos moradores de Santa Teresa/ES.

18/05/2024 – 9h às 16h

“Fascínio pelas Plantas” – atividades relacionadas à botânica.

18h

Lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”

Abertura da exposição “Tem um peixe no céu”