Os estudantes da Ufes têm uma avaliação positiva dos cursos em que estão matriculados, sendo que 83% concordam que os cursos os capacitam para analisar e refletir sobre soluções para demandas do mundo do trabalho e da sociedade. Esse é um dos apontamentos do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI) de 2023, entregue em março ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A pesquisa foi feita pela Comissão Própria de Avaliação da Ufes (CPA), atendendo à Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo a autoavaliação item obrigatório para as Instituições de Ensino Superior (IES).
“Por meio do processo de autoavaliação institucional identificamos a percepção da comunidade acadêmica sobre as diversas dimensões que compõem a nossa instituição de ensino superior e os resultados obtidos poderão subsidiar a gestão no seu planejamento”, explica a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.
O objetivo, ela destaca, é ter esse panorama para melhor produzir conhecimento, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, aperfeiçoar a consciência pedagógica e a capacidade profissional dos membros da comunidade acadêmica, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais e tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade.
Avaliação
O documento traz uma avaliação a partir de quatro eixos: o perfil do estudante, a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da Universidade. Também foi permitido ao estudante uma questão aberta, para que ele expressasse em suas considerações finais alguma opinião não contemplada nas perguntas.
Do total de respondentes, 80% concordam que o curso amplia suas capacidades de argumentação e comunicação oral e escrita. O corpo docente e tutores também foram bem avaliados de um modo geral, principalmente quanto ao domínio do conteúdo e recursos didáticos utilizados. Outro destaque do relatório é a aprovação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dos recursos utilizados pelos cursos a distância.
Por outro lado, os estudantes também apontaram desafios relacionados a oportunidades de superação das dificuldades ligadas ao processo de formação; insuficiência de atividades práticas e de quantidade de equipamentos, dificuldades na acessibilidade às salas de aula e problemas com a limpeza e conservação dos laboratórios.
A partir da análise dos resultados, a CPA da Ufes disponibilizou relatórios específicos para cada curso, para que os coordenadores incorporem as sugestões apresentadas pela comissão à gestão dos cursos, visando à melhoria da qualidade do ensino ofertado.
Participação
Nesta consulta, foram ouvidas as opiniões de 3.995 estudantes de todos os cursos de graduação da Ufes – presencial e a distância, o que corresponde a aproximadamente 22% do total dos 18.018 convites enviados àqueles com vínculos ativos na Ufes nos meses de outubro e novembro de 2023. Essa foi uma marca histórica de participação voluntária de estudantes na pesquisa, superando o número de 2020, quando 3.576 estudantes (18% do total) responderam o questionário.
A pesquisa foi aplicada eletronicamente através do sistema de Enquetes Eletrônicas da Ufes, disponibilizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
Texto: Sueli de Freitas