fbpx
Início > Neste feriado, a Catedral Metropolitana de Vitória (ES) terá celebração de Corpus Christi às 17h

Neste feriado, a Catedral Metropolitana de Vitória (ES) terá celebração de Corpus Christi às 17h

Neste feriado, a Catedral Metropolitana de Vitória (ES) terá celebração de Corpus Christi às 17h | Imagens: Reprodução

Segundo a Mitra Arquidiocesana de Vitória (ES), nesta quinta-feira, feriado nacional de Corpus Christi, haverá celebração a paroquial nas igrejas católicas da Região Metropolitana de Vitória, inclusive com a confecção de tapetes. Esses tapetes terão tamanhos diversos. Mas, segundo a Mitra, três lugares têm ganhado destaque na Grande Vitória:

Além da Catedral Metropolitana, no Cento Histórico de Vitória, cuja confecção dos tapetes será iniciada nesta quinta-feira, a partir das 7 horas, e com a celebração da Missa às 17 horas, haverá a edição de 12 anos da Solenidade de Corpus Christi, no Bairro Barcelona, no município da Serra, que reunirá milhares de pessoas. Em Barcelona os tapetes foram confeccionados nesta última noite de quarta-feira (29) e a Missa ocorre às 9 horas desta quinta.

Em Jardim da Penha, Bairro da Zona Norte de Vitória, segundo a Mitra Arquidiocesana, a confecção dos tapetes se inicia às 6h30 deste feriado nacional e a Missa ocorrerá às 18 horas. A Assessoria de Imprensa da Igreja Católica no Espírito Santo informou que não há mais centralização dos horários das missas de Corpus Christi, uma vez que cada paróquia promove a divulgação através de suas redes sociais.

Corpus Christi: História e origem

Segundo a Mitra, a Festa de Corpus Christi é o momento em que a Igreja Católica celebra a presença real do Ressuscitado no Corpo e no Sangue de Cristo.“Corpus Christi” é uma expressão do idioma Latim que significa “Corpo de Cristo”. A data da solenidade é móvel, ocorrendo anualmente na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, sendo o único dia em que se é permitido sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas em procissão.

“Originou-se em Liége, Bélgica, em 1230, por revelações da Bem-aventurada Irmã Juliana de Mont Cornillon, sendo a a primeira celebração realizada em 1246. Papa Urbano IV instituiu a festa em 1264, por Bula Papal denominada Transiturus. Mas a primeira procissão foi em 1277 na Alemanha. Em 1311 Papa Clemente V, estendeu a celebração à toda Igreja Universal”, informa a Mitra.

A tradicional ornamentação de tapetes vem dos imigrantes açorianos. Serragem, borra de café, farinha, tampa de garrafa, flores e folhas são alguns dos materiais utilizados na confecção. No dia de Corpus Christi, as paróquias de diferentes lugares organizam procissões, que caminham pelas ruas enfeitadas.