O evento vai ser realizado nesta segunda-feira (17)
A terceira edição da Cúpula Anual do SAI20 (SAI20 Summit) será realizada em Belém (PA), de 16 a 18 de junho. O evento reunirá cerca de 20 líderes de Instituições Superiores de Controle (ISC), delegações de países membros do SAI20, além de autoridades brasileiras e representantes do governo.
O presidente do SAI20 e do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, fará a abertura do encontro no dia 17 de junho, às 10h, e receberá os jornalistas presentes em horário a ser divulgado. A imprensa poderá acompanhar a cerimônia de abertura e o primeiro painel da Cúpula.
A Cúpula terá como foco principal a adoção da declaração conjunta (communiqué) do SAI20, documento que está em construção e traz recomendações aos líderes do G20 sobre temas como combate à fome e à pobreza; financiamento climático; e transição energética justa e inclusiva.
O ministro Bruno Dantas destaca que o communiqué é construído de forma colaborativa pelo grupo do SAI20 e a primeira minuta foi analisada na Reunião de Oficiais Sêniores (SAI20 SOM), realizada em Brasília em abril deste ano.
Ações urgentes
“Os temas discutidos estão em conformidade com as pautas que permeiam ações urgentes não só no Brasil, mas em todo o mundo. As instituições superiores de controle são um ponto importante na ampliação do diálogo entre governos e outras entidades, e na proposição, divulgação e transparência de ações práticas”, diz o ministro.
Na programação do SAI20 Summit estão previstos painéis com os seguintes temas: Estratégias e Desafios para o Financiamento Climático; Transições Justas e Inclusivas para a Energia; Pobreza Multidimensional no Contexto das Mudanças Climáticas.
Também será discutida a colaboração entre o SAI20 e a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI). O evento será realizado em inglês, com tradução simultânea para português, espanhol e árabe.
O que é o SAI20
SAI20, ou Supreme Audit Institution 20, na sigla em inglês, é o grupo de engajamento das Instituições Superiores de Controle (ISC) dos países que compõem o G20. O SAI20 é presidido pela ISC do país que está à frente do G20, atualmente o Brasil, representado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O grupo tem papel importante na supervisão da implementação dos compromissos do G20, ao mesmo tempo em que oferece suporte para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As ISC podem acompanhar o progresso e avaliar os resultados, além de fornecer feedbacks sobre a eficácia das políticas do G20. O monitoramento ajuda a garantir que os compromissos sejam transformados em ações.
O colegiado de engajamento SAI20 do G20 foi estabelecido em 2022, durante a presidência da Indonésia no G20 e ainda apoia as ISC membros a se prepararem para o futuro diante das rápidas mudanças nos ambientes de auditoria.
Serviço:
Cúpula do SAI20 – 2024
Data: 17 de junho
Horário: 10h
Local: Hangar Centro de Convenções – Av. Dr. Freitas, s/n – Marco, Belém (PA)
Para mais informações sobre o SAI20 e programação completa do SAI20 Summit, acesse www.sai20.org.